Sociedade
Centro Hospitalar de Leiria reforça investimento no Serviço de Gastrenterologia
As melhorias verificaram-se na recente ampliação do espaço físico e melhoria das suas condições.

O Centro Hospitalar de Leria (CHL) já investiu cerca de um milhão de euros no Serviço de Gastrenterologia, anunciou a instituição.
As melhorias verificaram-se na recente ampliação do espaço físico e melhoria das suas condições, bem como a aquisição e instalação de novas técnicas e exames do foro gastrenterológico, como a manometria esofágica e anorretal.
Refere ainda o CHL em comunicado que foi uma das unidades públicas de saúde contempladas no âmbito da operacionalização do artigo 275º da Lei do Orçamento de Estado de 2021, que estabelece a transferência de verbas destinadas à adaptação de espaços e aquisições de equipamentos de fibroscopia, de lavagem e desinfeção necessárias à internalização de exames de endoscopia gastrenterológica.
Foram aprovados cinco dos seis projetos do CHL, no valor total de 461.944 euros, tendo sido atribuído o cofinanciamento de 409.028 euros.
Assim, foi possível adquirir um novo equipamento de manometria esofágica e anorretal e respetivos cateteres, que irá apetrechar e introduzir novas técnicas de diagnóstico no Serviço de Gastrenterologia, disponíveis brevemente.
