Sociedade
Centro Hospitalar de Leiria volta a apelar aos utentes para irem à urgência “apenas em casos mesmo urgentes”
A instituiçao volta a pedir que os utentes se dirijam ao Serviço de Urgência “apenas em casos mesmo urgentes”, assim como o contacto com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) voltou a pedir aos utentes para que se dirijam às urgências “apenas em casos mesmo urgentes”, depois da grande afluência verificada nos últimos dias.
Em comunicado, emitido esta sexta-feira, o CHL faz saber que “os picos de procura destes últimos dias dificultam dar a resposta atempada”, coincidindo com a “auditoria de avaliação para revalidação da acreditação do CHL pela Joint Commission International” e greves.
Garantindo a “mais rigorosa gestão dos recursos existentes”, a instituiçao volta a pedir que os utentes se dirijam ao Serviço de Urgência “apenas em casos mesmo urgentes”, assim como o contacto com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.
Além da Linha SNS 24, o Centro Hospitalar de Leiria recorda que os utentes devem recorrer aos Cuidados de Saúde Primários, dirigindo-se primeiro ao seu Centro de Saúde.
Perante o “contexto atual de adversidade”, o Conselho de Administração do CHL agradece aos profissionais de todos os Serviços do Centro Hospitalar, “pela demonstração inequívoca de uma elevada capacidade de trabalho, dedicação e empenho”, em particular, a todas as equipas afetas ao Serviço de Urgência Geral e ao Serviço de Pediatria e respetiva Urgência e Serviço de Medicina Interna.
Em fevereiro deste ano o Município de Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral lançaram uma campanha de literacia em saúde “Urgências Só Urgentes”, com o objetivo de diminuir a pressão nas urgências hospitalares e sensibilizar os utentes para usarem os serviços de forma criteriosa.
Esta segunda-feira, dia 14 de novembro, a Comissão Política de Secção do PSD Leiria apontou a demissão da administração do Centro Hospitalar de Leiria como solução tendo em conta as sucessivas limitações na prestação de cuidados de saúde.
