Ligue-se a nós

Sociedade

Todos os dias cerca de seis mil pessoas assistem nas redes sociais a celebrações no Santuário de Fátima

António Costa vai reunir-se esta segunda-feira com o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para “preparar o levantamento das limitações às celebrações religiosas”.

Publicado

em

Santuário de Fátima Panoramica
Foto: NL

As transmissões religiosas do Santuário de Fátima, através do Youtube e Facebook, contaram com uma média diária de visualizações em direto de seis mil pessoas, avança o Santuário de Fátima.

Levar as celebrações religiosas a casa dos fiéis, transformando os seus lares em “templos domésticos”, foi um dos maiores desafios do Santuário de Fátima durante esta pandemia, considera a Igreja de Fátima.

O resultado da experiência de transmissão das celebrações online não poderia ser mais positivo.

Para o Santuário de Fátima, numa nota divulgada no seu site oficial, “em tempos de contenção absoluta, com o encerramento de quase todos os espaços celebrativos do Santuário (…) o resultado da experiência de transmissão das celebrações online não poderia ser mais positivo”.

O número de subscritores no Youtube do Santuário de Fátima é agora de 93,4 mil, no Facebook 1.1 milhão seguem a página.

“Entre 20 de março e 16 de abril, as publicações do Santuário alcançaram mais de 6,4 milhões de pessoas, isto é, registou-se um aumento 48%”, avança o Santuário no seu site oficial.

“Na Missa da Ceia do Senhor e na Paixão, quinta e sexta-feira santas, respetivamente, o número de pessoas que esteve em direto durante todo o tempo em que decorreram as duas celebrações, ultrapassou as 16,5 mil”, conclui a nota do Santuário.

Na tarde do dia de Páscoa, 12 de abril, o Notícias de Leiria testemunhou o recinto do Santuário e toda a cidade praticamente sem movimento.

https://www.facebook.com/noticiasdeleiria/videos/2876597062461904/

As transmissões diárias de celebrações iniciaram-se no dia 14 de março, um dia depois da Conferência Episcopal Portuguesa ter determinado a suspensão da celebração comunitária das Missas.

Às quatro celebrações- duas missas, às 11h00 e 19h15, dois momentos de recitação do Rosário, às 18h30 e 21h30-, o Santuário acrescentou também a oferta durante a Quaresma da Via-sacra do itinerário do peregrino e a oração diária do Angelus, celebrações à porta fechada, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Esta segunda-feira, dia 20, António Costa vai reunir-se com o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para “preparar o levantamento das limitações às celebrações religiosas”, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro à Rádio Renascença.

“O tema único será perceber qual a melhor forma de preparar o levantamento das limitações às celebrações religiosas”, adiantou o gabinete de António Costa.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES