Ligue-se a nós

Artigo Patrocinado

Chegou a hora do desfralde…

Se o desfralde do teu filho está a ser complicado, não desesperes! Procura ajuda especializada!

Publicado

em

Hoje, na rúbrica “CRESCER – TERAPIAS COM AMOR” iremos falar sobre o desfralde e as principais dificuldades associadas a esta fase.

A terapia de Integração Sensorial ajuda no desfralde? A resposta é SIM!

O processo de desfralde diurno em crianças com desenvolvimento típico ocorre entre os 24 e os 36 meses, pois são necessárias diversas competências, como: capacidade de imitar, saber distinguir o xixi do cocó, aperceber-se e incomodar-se com a fralda suja, conseguir comunicar vontades, etc. …

Ir à casa de banho de forma independente é uma atividade de vida diária complexa, e fatores emocionais, sensoriais, comportamentais e biológicos interferem diretamente.

Crianças com Dificuldades Sensorial podem demorar mais tempo para conseguir
realizar o desfralde com sucesso.

As dificuldades sensoriais que mais afetam o desfralde são:

∙Defesa tátil: para estas crianças a atividade de ir à casa de banho pode ser extremamente difícil, pois ao redor do ânus há um número elevado de recetores táteis. Esta sensação é de tal maneira desconfortável que pode levar a criança a rejeitar a utilização da sanita ou necessitar de pedir a fralda para fazer cocó.

∙Insegurança gravitacional: a criança pode evitar ir à casa de banho devido à dificuldade em processar as mudanças posturais que a atividade exige, bem como o facto de os seus pés ficarem sem apoio.

∙Dificuldade de Interoceção: algumas crianças parecem não sentir a urgência de ir à casa de banho ou notar que as roupas estão sujas.

Raquel Neves
E-mail: toraquelneves@gmail.com
Telemóvel: 910 374 218
Facebook e Instagram  

Artigo Patrocinado: Terapeuta Ocupacional Raquel Neves


FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES