Ligue-se a nós

Sociedade

Chuva regressa a Leiria este domingo

A falta de chuva tem vindo a afetar Portugal continental há alguns meses, tendo agravado os níveis de seca.

Publicado

em

Por

Chuva
Foto: Chuva / Pixabay


A chuva vai regressar a todo o território de Portugal continental no domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas máximas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA, a chuva chegará a algumas regiões do país já esta sexta-feira, contudo para o distrito de Leiria está prevista chegar apenas no domingo.

O mês de janeiro foi o quinto mais quente desde 2000, tendo-se registado a temperatura máxima mais alta dos últimos 90 anos, e foi também o segundo mais seco, segundo dados divulgados pelo IPMA.

O mês passado foi o sexto mais seco em 90 anos e o segundo pior desde 2000, superado apenas por janeiro de 2005, em termos de precipitação.

O relatório do IPMA indica que o valor médio da quantidade de precipitação foi muito inferior ao normal registado entre 1971 e 2000, correspondendo a apenas 12%.

No início deste mês, Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do IPMA, alertava que não havia previsões de chuva, pelo menos até meados de fevereiro e, a ocorrer, seriam valores inferiores ao que é normal.

O Governo restringiu o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental, revelou hoje o ministro do Ambiente e Ação Climática.

Em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Agricultura após uma reunião da comissão de acompanhamento da seca, João Pedro Matos Fernandes afirmou que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, há “80% de probabilidade” de 2022 ser um ano seco.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES