Opinião
Como a Pandemia nos fez crescer
«O espaço exterior é o único que consegue ser aliciante para qualquer idade, impulsionando a descoberta através de um ato tão importante como é o “brincar”».

Dois anos e meio de Pandemia já passaram e, tal como estava previsto, muitas coisas mudaram. Não tanto como alguns previam, mas que houve grandes mudanças é um facto. Umas para pior, outras para melhor. Estas mudanças foram sentidas, tanto a nível pessoal como a nível profissional nas diferentes áreas. Contudo, vou-vos falar apenas da minha área, que é a educação, aprofundando apenas os aspetos positivos.
“As Formações Online foram a solução que todos precisavam. “
Uma dessas mudanças teve a ver com a formação. Esta Pandemia levou as entidades formadoras a pensar num novo processo de ensino aprendizagem, levando a um novo paradigma em que as tecnologias foram as nossas principais aliadas. Assim, teve de se pensar como se podia dar resposta às necessidades dos profissionais da educação, respeitando as novas regras sanitárias impostas pela DGS, entre elas, o distanciamento social. As Formações Online foram a solução que todos precisavam. Posteriormente, foi importante perceber quais eram concretamente as necessidades formativas. Muitos profissionais de educação viram-se obrigados a desenvolver habilidades de comunicação e a aprender em tempo recorde a trabalhar com diferentes programas de edição de vídeo, programas interativos, redes sociais ou de videoconferência, procurando estratégias para desenvolver o seu trabalho online.
Já há muito que caminhamos para um mundo digital. Contudo, muitas pessoas teimam em mostrar resistência em aceitar esta mudança, rejeitando tudo o que é novas tecnologias. Ou pela idade ou por não terem tanta aptidão para trabalhar com os meios digitais. Porém a pandemia veio obrigar a uma atualização relâmpago. Por outro lado, o facto da maior parte das formações passarem a ser online, permitiu que qualquer pessoa tivesse acesso às mesmas. Anteriormente, havia formações super interessantes que eu tinha de abdicar de fazer, pois eram longe da minha área de residência e implicavam custos adicionais (combustível, portagens, alojamento, alimentação) que eram impossíveis de suportar. Hoje tenho acesso a todas as formações num só clique, sendo que a dificuldade passou a ser a seleção dos temas com conteúdos prioritários para mim, assim como selecionar formações de qualidade.
“A maioria das instituições adotou diferentes plataformas digitais como alternativa a um contacto mais físico”.
Agora que o pico da Pandemia já passou, percebemos que também teve um enorme impacto na forma de comunicação entre a escola e as famílias, sendo que a maioria das instituições adotou diferentes plataformas digitais como alternativa a um contacto mais físico, quando assim foram obrigadas. Neste momento, estas plataformas passaram a ser um complemento mais imediato da comunicação, agilizando alguns comunicados que não precisam ser presenciais, pelo que também vieram facilitar em muito o trabalho pedagógico do(a) educador(a).
“O exterior, em muitas escolas, passou a ser valorizado de igual forma em relação ao interior”.
Por último, o facto de termos de arejar muito os espaços interiores e de termos de evitar a proximidade física, levou a que houvesse uma maior valorização do espaço exterior. Esta valorização nem sempre foi feita da melhor forma, mas muitos avanços já foram feitos. O exterior, em muitas escolas, passou a ser valorizado de igual forma em relação ao interior. Passou a ser visto como uma extensão da sala de atividades, com iguais ou até melhores oportunidades pedagógicas. A imprevisibilidade, a dimensão do espaço exterior e o contacto com a natureza, tornam este espaço único e impossível de recriar no interior de uma sala de atividades. Neste sentido, houve uma transformação das práticas pedagógicas e um reconhecimento de todas potencialidades deste espaço.
Na minha opinião, isto trouxe outras consequências positivas, como a valorização do “fazer”, da experiência de aprendizagem, em detrimento de uma educação escolarizada em idade pré-escolar, vendo a criança como um agente ativo no seu próprio desenvolvimento.
“As próprias famílias, reconheceram a importância do exterior durante a Pandemia”.
Para além disso, existem tantas outras vantagens na exploração do espaço exterior, como a iluminação natural, as brincadeiras espontâneas e menos estruturadas, pelo contacto com materiais de fim aberto que estimulam a criatividade, entre muitas outras vantagens reconhecidas pelos maiores pedagogos de todo o Mundo. Aliás, as próprias famílias, reconheceram a importância do exterior durante a Pandemia, da importância de apanhar ar e descarregar energias. Não é por acaso que a venda de moradias com espaço envolvente privado disparou. De facto, o espaço exterior é o único que consegue ser aliciante para qualquer idade, impulsionando a descoberta através de um ato tão importante como é o “brincar”.
