Sociedade
Comprar produtos no Mercado de Leiria ficou mais fácil
Basta entrar no site, encomendar e combinar a forma de entrega com o vendedor. Para os grupos de risco e entrega é feita em casa.

O Município de Leiria lançou uma plataforma para ajudar os comerciantes do Mercado Municipal de Leiria a venderem os seus produtos online, uma medida enquadrada na estratégia de apoios no âmbito da pandemia Covid-19.
Disponível em www.mercadodeleiria.pt, o site apresenta os comerciantes que operam neste espaço, sendo possível efetuar encomendas. A entrega ao domicílio está garantida para os grupos de risco, segundo o município de Leiria.
O site apresenta 32 comerciantes agrupados em seis áreas – peixe, carne, pão, horto-frutícolas, flores e diversos – com os respetivos contactos, permitindo a realização de encomendas a partir de casa, sendo a recolha depois efetuada no mercado.
Na sua maioria, os operadores surgem identificados com imagens individuais junto da sua própria banca, contactos, formas de pagamento e indicação se o operador faz ou não entrega ao domicílio.
“Os clientes têm oportunidade de selecionar o operador, contactá-lo via telefone, encomendar, combinar a data de recolha no mercado, diminuindo tempos de espera, de circulação e de contacto no mercado”, lê-se na nota do município.
Para grupos de risco, a entrega ao domicílio será garantida através da Rede Solidária do Município, bastando solicitar telefonicamente junto do operador aquando da encomenda, referindo tratar-se uma pessoa com mais de 65 anos ou doente crónico.
“A criação da plataforma do mercado transitório era já um objetivo nosso que tomou forma mais rapidamente devido ao contexto da pandemia que estamos a viver”, refere a vereadora do Desenvolvimento Económico do Município de Leiria, Catarina Louro.
Recorde-se que o edifício do Mercado Municipal de Leiria está a receber obras de reabilitação, um investimento de 3,4 milhões de euros, com o objetivo de modernizar as instalações e a oferta comercial.
O projeto contempla a renovação da linguagem arquitetónica com ligação do edifício à envolvente exterior, nomeadamente aos produtores, atenuação do efeito da volumetria com “libertação” do piso térreo e criação de fachada ventilada exterior para acondicionamento de sistemas de climatização e beneficiação térmica das fachadas.
O piso superior será destinado à instalação de um espaço para ‘start-up’. A área total reabilitada é 6.800 m2 no interior e 2.500 m2 no exterior.
O Mercado Municipal funciona às terças e sábados das 06h00 às 19h00. Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 07h00 às 19h00.
