Sociedade
Comunidade Intermunicipal lança ‘metrobus’ para ligar Leiria à Marinha Grande
A iniciativa conta com a parceria da empresa leiriense PRF Gás no desenvolvimento do projeto de instalação de «Unidade de produção, armazenagem, abastecimento, mistura e injeção de hidrogénio».

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) anunciou esta quinta-feira o lançamento do ‘metrobus’, ainda este ano, para ligar as cidades de Leiria e Marinha Grande.
O projeto piloto tem uma estimativa inicial de investimento de 2,5 milhões de euros, a realizar pela CIM Região de Leiria, e financiado parcialmente através de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR – Apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis).
De acordo com uma nota de imprensa da CIM, a iniciativa conta com a parceria da empresa Leiriense PRF, Gás, Tecnologia e Construção, S.A., no desenvolvimento do projeto de instalação de «Unidade de produção, armazenagem, abastecimento, mistura e injeção de hidrogénio», para abastecimento de autocarros e aproveitamento do excedente de H2 verde para injeção e mistura na rede de gás natural.
“O projeto também será alargado às ligações entre as cidades de Leiria, Pombal e Fátima, no concelho de Ourém”.
Para a CIMRL, “a mobilidade sustentável é uma prioridade e deve ser a nova base do crescimento do setor dos transportes, sendo essencial a existência de sistemas de transportes interconectados”.
A Comunidade Intermunicipal salientou que este projeto encontra-se enquadrado “na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da Região de Leiria e surge para incrementar o uso do transporte coletivo sustentável, numa região que regista um excessivo número de utilizadores de viatura própria para as deslocações entre casa-trabalho, acima de 80%, segundo a última publicação do INE [Instituto Nacional de Estatística] sobre ‘O que nos dizem os Censos sobre dinâmicas territoriais’, com base nos resultados do Censos 2021”.
