Ligue-se a nós

Autárquicas 2021

Concluir a rede de esgotos, criar estacionamento e baixar o preço da água – Álvaro Madureira

“O Sr. Gonçalo Lopes é o típico boy, só tem experiência política e isso não chega para um presidente que vai gerir um orçamento de 96 milhões de euros”, defende o candidato social democrata. 

Publicado

em

Por

Foto: Candidato do PSD Álvaro Madureira / Facebook Álvaro Madureira

O vereador e presidente da concelhia do PSD de Leiria, Álvaro Madureira, é o candidato à Câmara Municipal de Leiria nas próximas eleições autárquicas.

O também professor critica o preço exorbitante da água e do saneamento pago pelos leirienses e acusa o atual presidente socialista Gonçalo Lopes de falta de experiência levando a derrapagens em obras como a requalificação da Avenida Nossa Senhora de Fátima ou do Mercado Municipal.

Defende uma cidade verde e até uma Expo Leiria acompanhada de uma circular externa.

 

Notícias de Leiria: Que balanço é que faz do trabalho do PSD na oposição. Quais as principais conquistas e derrotas atingidas até hoje?

Álvaro Madureira (PSD): As propostas que nós consideramos importantes para o concelho mas que ainda estão por realizar são, por exemplo, o estacionamento gratuito urbano. Nestes últimos oito anos indicámos lugares de estacionamento mas nada. Junto ao Hospital não existe, parece do terceiro mundo. Na rotunda D. Dinis, zero. Propusemos também nos terrenos sobrantes da Avenida Papa Francisco, e nada.  

As perdas de água. A água em Leiria e o saneamento são caríssimos. Desde que a água entra nas tubagens até que chega às nossas casas perde-se mais de 30%. É necessário fazer investimentos até para substituir condutas em fibrocimento, por exemplo, no centro histórico. Como não se fazem obras, no final do ano os SMAS têm um encaixe financeiro muito elegante.

Outra situação que temos vindo a denunciar e a fazer oposição é a poluição do rio Lis. A Câmara Municipal de Leiria é o maior poluidor dentro da cidade! As pessoas do centro histórico e zona urbana pagam o tratamento dos esgotos à Câmara e pensam que esses esgotos vão ser tratados, mas não vão…. basta passar ali no rio Lis. Por falta de audácia ou competência da Câmara de Leiria todas estas questões estão por resolver.

Uma grande conquista do PSD na oposição foi a descida do Imposto Municipal de Imóveis (IMI). Desde sempre estava a 0,375 e nós fizemos com que passasse para 0,3. Entre 2013 e 2017 pagámos, a mais, cerca de 24 milhões de euros. O concelho de Leiria é muito grande com muitas empresas e por isso é que a Câmara tem um grande encaixe financeiro.

Outra conquista foi conseguirmos avançar com o parque empresarial de Monte Redondo, uma infraestrutura estratégica para o norte do concelho. Nós fizémos com que o PS tirasse da gaveta o processo para que a Câmara avançasse com a compra dos terrenos. As empresas que se queiram instalar no concelho não têm um parque empresarial, têm de ir para Porto de Mós, Batalha, Marinha Grande ou até Tomar porque nós aqui não executámos qualquer espaço. Estamos num estado de dormência. O que faz avançar o nosso concelho é a iniciativa privada. 

 

NL: Como vê as derrapagens (tempo e dinheiro) na Avenida Nossa Senhora de Fátima e avenidas envolventes?

Álvaro Madureira (PSD): Já devia estar executada. O prazo era de 500 dias e poucos dias, já vai em 1014 dias, ou seja, só lá para março de 2022 é que a obra deverá estar concluída. As pessoas estão saturadas. Houve uma derragem no tempo e em termos financeiros já vai em mais de 1 milhão de euros.

Outro caso semelhante, o Dr. Raul Castro saiu e numa entrevista deu 9 (0/20) valores ao seu sucessor Gonçalo Lopes, ou seja, nota negativa. Ele lá tem as suas razões, mas eu entendo-o. Nós tínhamos o financiamento aprovado em 85% para o projeto para a Avenida Heróis de Angola mas o presidente Gonçalo Lopes decidiu colocá-lo na gaveta e fazer obras de cosmética. Colocaram um pavimento de 300 mil euros, fizeram uma ciclovia, que não é ciclovia mas sim uma infantilidade de pinturas no chão, e daqui a um ano ou dois temos de esventrar o pavimento para fazer obras. 

Sabemos que toda a Avenida está construída sobre areias, sedimentos aluvionares do rio Lis, que criam abatimentos. Junto à Loja de Cidadão, passa ali uma estrutura feita em tijolo burro, de meados de 1860, onde se faz toda a drenagem de água de esgotos e pluvial que vem do centro histórico. Algumas partes dessa estrutura já está a cair, por isso, se não houver uma intervenção pode haver um abatimento com consequências graves. 

Para mim, este presidente de Câmara tem medo de gerir, e eu percebo porque ele não quis avançar com as obras na Heróis de Angola, com medo que acontecesse o mesmo na Nossa de Fátima e consequentemente perder votos.

Outro descalabro deste presidente são as obras de requalificação do Mercado Municipal. Foram feitas obras, o edificado, todas bonitas e agradáveis… até que um dia, chega o presidente à reunião de Câmara a dizer que os pilares do -1, na cave, e a laje, não estão em condições, com o ferro a apresentar já oxidação, sendo necessário fazer obras. Depois de tanta obra já feita é que se identifica que há problemas no -1? Mais um milhão de euros (com IVA incluído). 

Isto são indícios de que há uma falta de experiência enormíssima na gestão do dia-a-dia do nosso município. E eu como vereador fico chocado com esta falta de consistência na gestão de projetos.

 

NL: Se o PSD ganhasse as eleições, quais seriam as vossas prioridades para o concelho de Leiria?

Álvaro Madureira (PSD): Concluir a rede de esgotos na cidade para acabar com as descargas no rio Lis. Quanto aos prevaricadores, têm de ser chamados. Também temos de reunir e resolver o problema das suiniculturas e não é com espalhamentos que resolvemos o problema. 

Diminuir o preço da água e do saneamento, temos de desafogar as famílias, pagando apenas o que é devido. Para isso, temos de investir nas infraestruturas, acabando com as perdas de água.

Os parques de estacionamento. No parque junto ao Hospital, junto à Avenida Papa Francisco e à rotunda D. Dinis têm ser criadas condições, para além de fazer um ou dois silos no centro histórico. Junto ao Centro de Saúde Gorjão Henriques também deverá ser necessário criar um parque. 

Ao mesmo tempo deverá ser criado um circuito dentro da cidade, com viaturas elétricas, gratuitas, fazendo a ligação destes parques periféricos, evitando a entrada de carros no centro da cidade.

A minha visão para a cidade e para o concelho de Leiria é torná-la numa cidade verde da Europa e não basta criar ciclovias, que ninguém usa, para lá chegar.

 

NL: Há ideias convergentes entre o PSD e o atual executivo?

Álvaro Madureira (PSD): Por exemplo o Pavilhão Multiusos, mas este executivo colocou o projeto na gaveta. Se quisermos fazer uma atividade desportiva ou uma feira internacional de grande envergadura, não temos local.  

A melhoria do Castelo de Leiria. Quando havia eventos era ver passar as ambulâncias para socorrer pessoas e eu já tinha sugerido que fossem melhorados os acessos para garantir segurança básica. 

O Vale do Lapedo. Este executivo não estava sensibilizado para a importância deste achado. Contudo, depois da minha insistência nas reuniões de Câmara, a autarquia acabou por aceder. Ainda estamos longe, já que temos um contentor a explicar um tesouro nacional.

E há mais locais que devemos enaltecer, por exemplo, o Olho do Vale Sobreiro, o Menino do Lapedo, as salinas da Junqueira, a Lagoa da Ervedeira e toda a Lezíria do rio Lis. Temos também de investir na Mata dos Marrazes, já que o PS abandonou-a. Outro espaço que temos de melhorar é a Mata do Nicho, localizada nos territórios de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, que poucas pessoas conhecem, adquirindo terrenos. Também na Mata da Curvachia, com cerca de 220 hectares, pretendemos adquirir terrenos para fazermos uma floresta mediterrânica.

Uma outra ideia que nós temos é para uma zona entre Marrazes e Regueira de Pontes, onde durante muitos anos foi feita a exploração de areias, e a empresa acabou por deixar o espaço ao abandono com grandes lagoas. Se eu for presidente de Câmara , pretendo adquirir ali terrenos e transformar o espaço na Expo Leiria, à semelhança do que aconteceu no Parque das Nações, com a Expo 98. Ali também poderia ser construído o Pavilhão Multiusos.

Além disso, na zona envolvente, pretendemos fazer uma circular externa com o tráfego que vem da Estrada Nacional 109, da Figueira da Foz,  junto ao aeródromo, evitando que as pessoas tenham de entrar na cidade. A circular externa ligaria o IC2, a EN 109 e a estrada que vai para a Marinha Grande. Com isto também diminuiríamos a poluição na cidade.

 

NL: De acordo com uma sondagem feita pelo IPOM (Instituto de Pesquisa de Opinião e mercado Lda) para o Jornal de Leiria, em julho, o PS ganhava com 58,7%, o PSD 19,3% (elegendo dois vereadores), abrindo a porta à eleição de um vereador do Chega. Como vê estes resultados?

Álvaro Madureira (PSD): Eu ainda não vi essas sondagens publicadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC). Essas sondagens são encomendadas e temos de perguntar por quem. Em julho também ainda não havia candidatos e é óbvio que as pessoas ainda não conheciam os candidatos.   

(A sondagem pode ser consultadas no site ERC – https://www.erc.pt/pt/sondagens/publicitacao-de-sondagens/depositos-de-2021/estudo-sociopolitico-no-concelho-de-leiria-20210805-105527)

 

NL: No dia 26 de setembro qual será um bom resultado para o PSD?

Álvaro Madureira (PSD): Para mim, um bom resultado é ganhar. Será ter um presidente de Câmara e cinco vereadores e é para isso que estamos a trabalhar. 

Eu percorro as 18 freguesias há muitos anos e as pessoas querem mudanças e uma coisa é o Sr. Raul Castro outra coisa é o Sr. Gonçalo Lopes, o típico boy, que só tem experiência política e isso não chega para um presidente que vai gerir um orçamento de 96 milhões de euros. 

As pessoas reconhecem-me experiência e acreditam no que eu vou fazer para o concelho de Leiria. A mim e à minha equipa que são de uma qualidade extrema.

 

Há nove candidatos na corrida à presidência da Câmara de Leiria, que se mantém socialista desde 2009, quando o PS conquistou a capital de distrito ao PSD e, desde então, sempre a aumentar a votação em eleições autárquicas.

As próximas eleições autárquicas vão-se realizar no dia 26 de setembro.

Sociedadehá 3 horas

Julgamento do processo dos colégios GPS começa hoje

Consultor Marcos Ramos
Autárquicas 2021há 3 horas

Iniciativa Liberal defende plano a longo prazo para Leiria Capital Europeia da Cultura

Autárquicas 2021há 3 horas

Candidato do Livre em Leiria quer “mapear” problemas da comunidade LGBTI no concelho

Autárquicas 2021há 17 horas

PSD defende carne de porco com selo verde e rede de ciclovia em Leiria

Agendahá 21 horas

Lota de Peniche recebe ação de sensibilização para o cancro de pele

Fábio Seguro Joaquim CDS-PP
Autárquicas 2021há 22 horas

Fábio Seguro Joaquim alerta para problemas na habitação em Leiria

Autárquicas 2021há 24 horas

Chega alerta para “10 mil metros quadrados de amianto” no quartel da GNR de Leiria

Autárquicas 2021há 1 dia

Gonçalo Lopes quer concluir centro de negócios de Leiria no próximo mandato

Sociedadehá 1 dia

Câmara da Batalha investe cerca de 450 mil euros no fornecimento de refeições escolares

Autárquicas 2021há 1 dia

PAN defende transportes públicos com melhores horários para Leiria

Cinemahá 2 dias

A outra metada – The Deuce

Pombal Lettering
Sociedadehá 2 dias

Balcão Único do Prédio de Pombal é o campeão nacional dos registos

Sociedadehá 2 dias

Mau tempo já provocou setenta ocorrências no distrito de Leiria

Leiria
Sociedadehá 2 dias

Leiria é o 12º município melhor para viver, fazer negócios e turismo

Opinião
Opiniãohá 2 dias

Os efeitos da Pandemia nas crianças pequenas

Autárquicas 2021há 2 dias

Bloco de Esquerda quer acabar com recurso da Câmara de Leiria ao trabalho temporário

Sociedadehá 2 dias

Gonçalo Lopes reúne com moradores lesados da Quinta do Taborda

Av. Heróis de Angola, Leiria
Agendahá 2 dias

Shop On regressa a Leiria no dia 18 de setembro

Agendahá 2 dias

1ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria sai à rua em outubro

Autárquicas 2021há 3 dias

Aliança vai apoiar a coligação “Leiria Pode Mais”

Bem Estarhá 2 meses

O Lidl mais bonito do mundo fica no distrito de Leiria

Bola Futebol Estádio
Sociedadehá 2 meses

Jovem de 12 anos morre em jogo de futebol vítima de paragem cardiorrespiratória em Leiria

Criança mão
Sociedadehá 1 ano

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Rei dos Frangos Take-Away
Sociedadehá 2 meses

Churrasqueira de Leiria esclarece que não é “esse Rei dos Frangos” e nem percebe de ações”

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 2 anos

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

BMW
Sociedadehá 5 meses

GNR nega que tenha um BMW M3 descaracterizado para patrulhar Leiria

Av. Heróis de Angola, Leiria
Sociedadehá 2 meses

Nove concelhos do distrito de Leiria com limitação de circulação a partir das 23h00

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 1 ano

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

Praia Fluvial Agroal
Sociedadehá 1 ano

Praia Fluvial do Agroal reabre dia 1 de julho com lotação máxima de 200 pessoas

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 2 anos

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Autárquicas 2021há 3 meses

Chega candidata Sara Santos à Câmara da Batalha para “pôr fim aos obstáculos”

Filme Druk
Cinemahá 8 meses

Druk – Another Round – A medida ideal

Praia Nazaré Covid-19
Sociedadehá 4 meses

Através do telemóvel vai conseguir reservar um lugar na praia

Buscas S. Pedro Moel
Sociedadehá 2 anos

Encontrado corpo de pescador desaparecido em São Pedro de Moel

Violência Doméstica Mulher
Sociedadehá 11 meses

Homem de 41 anos detido por violência doméstica em Leiria

Plantar
Sociedadehá 5 meses

Quer plantar uma árvore no seu jardim? O Município de Leiria oferece

Praia Vale Furado
Sociedadehá 1 ano

Vale Furado: O sossego fica a dez quilómetros da Nazaré

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 2 anos

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

Farmácia
Sociedadehá 2 meses

Concelho de Leiria já tem farmácias com testes covid-19 gratuitos

Passadiço Casal S. Simão
Sociedadehá 2 anos

Passadiços de Casal de S. Simão vão ser inaugurados em 2020

POPULARES