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Consumidores e Retalho estarão preparados para uma sociedade cashless?

Sem o dinheiro a limitar o pagamento, quem optar por pagar as suas compras com tecnologia cashless pode inserir a quantidade de créditos que deseja gastar ou ainda fazer a transação direta do seu banco para o banco do estabelecimento comercial.

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Foto: Baixa / Tupungato (Shutterstock)

Os sinais de que caminhávamos para uma sociedade onde o dinheiro físico não será mais do que uma memória distante já se faziam notar há alguns anos, mas com a pandemia tornaram-se ainda mais visíveis à medida que cada vez mais consumidores e retalhistas apostam nas transações cashless.


Mas, afinal de contas, o que é o Cashless?

Cashless significa, literalmente, em português, “sem dinheiro” e é a expressão comummente utilizada para designar pagamentos sem recurso a dinheiro físico, isto é, sem notas ou moedas.

Depois de lermos a definição de cashless, o primeiro exemplo de “experiência cashless” que aflora à mente é de uma transação com cartão de crédito/débito e, de facto, utilizar um dispositivo para pagar uma compra sem ser necessário manusear notas ou moedas é o princípio básico que está na base deste tipo de pagamentos.

Como referimos na introdução, as tecnologias que permitiam pagamentos cashless já existiam antes da pandemia e estavam em crescimento, mas com a necessidade de mitigar a transmissão do vírus a levar governos e autoridades de saúde a promoverem a substituição do dinheiro físico pelo Contactless, um dos meios de pagamento cashless disponíveis atualmente, esta nova forma de pagar democratizou-se.

As vantagens são imensas. Sem o dinheiro a limitar o pagamento, quem optar por pagar as suas compras com tecnologia cashless pode inserir a quantidade de créditos que deseja gastar ou ainda fazer a transação direta do seu banco para o banco do estabelecimento comercial.

Para além da maior higiene, rapidez e disponibilidade financeira imediata, os pagamentos cashless permitem um maior controlo fiscal e auxiliar no combate ao branqueamento de capitais, na medida em que deixa registo de todas as transações efetuadas.


Consumidores e Retalho estão preparados para uma sociedade cashless?

De acordo com o mais recente relatório da solução de conhecimento REDUNIQ Insights, o peso dos pagamentos contactless por TPA representava já, no final do primeiro semestre de 2022, 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.

Já na rubrica transações, os dados são ainda mais impressionantes, com o contactless a representar 74% do total, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.

Se os sistemas cashless com recurso ao contactless estão, como sublinha o relatório, em franco crescimento, os pagamentos online, outra forma de pagamentos cashless, seguem-lhe o rasto.

Segundo os dados da Associação da Economia Digital, em Portugal estimava-se que, em 2020, o valor do comércio eletrónico tenha alcançado os 8 mil milhões de euros, um valor inicialmente altamente exponenciado pela pandemia, mas que com o passar do tempo e com a adesão de cada vez mais consumidores às compras online está a ganhar um peso ainda mais acentuado na faturação dos negócios portugueses estritamente online ou com que atuem em formato omnichannel (online e offline).

Como se pode observar, os consumidores estão definitivamente na rota do cashless, mas isto implica que do lado dos negócios, a transição de um paradigma baseado em transações com recurso a dinheiro físico para um em que se privilegiam os meios de pagamento cashless exige o contributo de parceiros fiáveis que lhes ofereçam soluções adaptadas às suas necessidades.

Esse é o caso da REDUNIQ, marca da UNICRE especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento, que não deixou os seus créditos por mãos alheias e oferece aos negócios portugueses online e offline meios de pagamento inovadores.

Por exemplo, no caso dos pagamentos presenciais, a REDUNIQ dá aos negócios a hipótese de contarem com o terminal de pagamento automático Android REDUNIQ Smart que, além de aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Já no caso dos pagamentos online, a REDUNIQ inova fornecendo às empresas a operarem plataformas E-Commerce as soluções de pagamento online REDUNIQ@Payments e REDUNIQ E-Commerce que, entre outras coisas, permitem que os negócios recebam pagamentos online por link através de e-mail, SMS e WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY e com cartões, Visa e Mastercard, no caso do serviço @Payments, ou que aceitem pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, por referência Multibanco e MB WAY, sem custos de adesão nem mensalidade, no caso da ferramenta E-Commerce.

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