Ligue-se a nós

Cinema

Da necessidade de criar ligações – Compartimento n.º 6

O filme estará em exibição no Teatro Miguel Franco, no dia 23 de fevereiro, com sessões às 18h30 e 21h30.

Publicado

em

Foto: Compartment No. 6 / DR

Título: Compartimento n.º 6
Realizador: Juho Kuosmanen
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis


Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Laura (Seidi Haarla) é uma estudante finlandesa apaixonada por Irina (Dinara Drukarova), uma russa extrovertida e arrebatadora que conheceu em Moscovo. O casal decide fazer uma viagem de vários dias, para visitar os petróglifos de Murmansk, uma região remota da Rússia no Círculo Polar Ártico.

No último momento, Irina é impedida de ir por motivos profissionais e Laura tem de fazer a viagem sozinha. No comboio conhece Ljoha (Yuriy Borisov), um mineiro russo com uma personalidade peculiar, que partilha o compartimento com ela.

Compartimento n.º 6 é um filme sobre uma amizade improvável, que se desenvolve durante uma viagem de comboio, espaço no qual decorre quase toda a ação. O inverno que se faz sentir traz uma textura adicional à produção, criando um ambiente quase mágico, com visões da neve através dos vidros e das janelas.

A longa-metragem explora como a paixão e o amor são experienciados de forma diferente, de pessoa para pessoa e a influência que essa interpretação tem nas nossas ações e expetativas numa relação amorosa. Joga também com a nossa perceção do outro e com as necessidades de ligação e segurança do ser humano, que confia e se aproxima mais rapidamente do que lhe é familiar.

No compartimento n.º 6, um espaço exíguo e claustrofóbico, as emoções estão à flor da pele e a importância da primeira impressão é exacerbada, para ser depois desmistificada, com Laura a abrir-se à possibilidade de conhecer Ljoha mais profundamente e não se deixar ficar pelas aparências. O filme explora estes temas profundos, sem se levar demasiado a sério e com um excelente ritmo.

Compartimento n.º 6 recebeu o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Júri Ecuménico do Festival de Cannes e integrou a Seleção Oficial do Festival de Toronto e do BFI London Film Festival.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES