Ligue-se a nós

Autárquicas 2021

Descer impostos, baixar o preço da água e resolver o problema da habitação – Fábio Joaquim

“Leiria tem de criar uma agência de captação de investimento para poder dar o salto e reivindicar para si as obras estruturantes”, considera o candidato leiriense.

Publicado

em

Por

Foto: Candidato Fábio Seguro Joaquim / DR

Fábio Seguro Joaquim, tem 30 anos, é advogado e é o candidato pela coligação CDS-PP/MPT à Câmara de Leiria, nas próximas eleições autárquicas.

Critica a carga fiscal imposta a empresas e leirienses, a falta de investimentos estruturantes e defende a aposta numa agência de captação de investimento internacional para levar Leiria à Liga dos Campeões.


Notícias de Leiria: Quais são os pontos negros que identifica na cidade de Leiria?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Leiria tem algumas necessidades e carências que devem ser colmatadas. Principalmente o facto do distrito de Leiria ter perdido nos últimos dez anos habitantes, é necessário avaliar o motivo. Também apontamos a desconsideração que Leiria tem a nível nacional, com a falta de investimentos estruturais.

Falo da Linha do Oeste, da Base Aérea de Monte Real, a passagem do Instituto Politécnico de Leiria a Universidade ou a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES).

Existem questões relacionadas com o preço da habitação, e a falta de habitação social, e depois o facto de Leiria aplicar uma das maiores cargas fiscais municipais quer aos seus munícipes ou empresas, quer em termos de IRS ou IRC (derrama).

 

NL: Qual a solução para a poluição da bacia hidrográfica da região de Leiria?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): É uma obra estruturante e necessita da intervenção do Governo, tendo em conta a importância que Leiria tem no PIB, com aquilo que produz. No passado já houve essa possibilidade de resolver o problema.

A solução é um misto entre a intervenção nacional, isto é, através de uma obra pública, e depois aplicando-se o princípio do utilizador pagador. Todos os empresários sabem que é necessário contribuir. Propomos um modelo intermédio entre a Câmara Municipal, o Governo, os suinicultores e outras atividades que possam beneficiar desta infra estrutura.

 

NL: Quais são as principais ideias do CDS-PP para melhorar a vida dos leirienses?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Leiria tem carências em questões essenciais. Por exemplo, a freguesia da Caranguejeira não tem pontos de entrega de lixo suficientes para a sua população, já a Bajouca não tem o saneamento básico concluído. Independemente de candidaturas a capital europeia da cultura, com a qual eu concordo, tem de se focar em questões essenciais como por exemplo a perda de população jovem.

Leiria tem de se afirmar a nível nacional e internacional. Como é que o pode fazer? Descer a carga de impostos, baixar o preço da água, resolver o problema da habitação e criar condições para fixar população. São publicados muitos estudos sobre a qualidade de vida no município, e ficamos muito felizes, mas temos de pensar se queremos que a cidade quer ganhar a Liga Europa ou se quer disputar a Liga dos Campeões. E é na Liga dos Campeões que estão as principais capitais distritais como Lisboa, Porto, Braga, etc.

Leiria tem de criar uma agência de captação de investimento para poder dar o salto e depois reivindicar para si as obras estruturantes como a linha férrea e o Politécnico de Leiria passar a Universidade. A abertura da base aérea à aviação civil não pode ficar só pelo SMS que o ministro das infraesturas terá mandado a Gonçalo Lopes, o qual até considero um episódio bastante infantil e a ETES que já tivemos oportunidade de tratar e não avançou.

Há a tendência de resolver problemas estéticos e não resolver problemas estruturais. No turismo, por exemplo, Leiria não está bem posicionada para a captação de turistas.

 

NL: O CDS-PP vai concorrer às próximas eleições em coligação com o Partido da Terra. O que é que o MPT vai acrescentar?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): O Movimento Partido da Terra tem a sua sensibilidade ecológica, área que também nos diz muito, e por isso acaba por ser uma coligação natural tendo em conta a bandeira ecológica que defendemos: um desenvolvimento sustentável e aposta em meios de transporte amigos do ambiente.

Também defendemos a aposta e a continuidade na construção de ciclovias, mas não apenas como um conjunto de metros construído numa das principais artérias da cidade e que não são usadas no dia a dia.

 

NL: No anúncio da sua candidature à Câmara de Leiria referiu tratar-se de um projeto alternativo e jovem. Em que medida?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Do meu anúncio gosto de destacar duas questões: uma lufada de ar fresco e jovem, do ponto de vista da idade e da participação política. Nós vamos trazer para estas lides políticas pessoas que estavam afastadas. 85% nas nossas listas são independents que não ocuparam cargos politicos no passado.

 

NL: Quais os pontos de convergência e divergência com este executivo socialista?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Das principais divergências, e tendo em conta o trabalho que desenvolvi na Assembleia Municipal de Leiria durante oito anos, são os impostos municipais. Tendo em conta o saldo de tesouraria que a Câmara de Leiria, das duas uma, ou faz obra ou entrega o dinheiro aos leirienses.

A criação da agência de investimento internacional é um ponto que também propomos, e tendo em conta que praticamente é o mesmo executivo há 12 anos, continuamos a não ver nada feito. Isto também prova que o facto do executivo leiriense ser do mesmo partido que governa o país, isso não traz nada de positivo. Precisamos de um executivo camarário que seja reivindicativo com o poder central.

Em termos de convergência, aponto a cultura mas com algumas correções. Quantidade não é qualidade. Será importante convidar outros agentes culturais já que chegam-nos relatos de que são sempre os mesmos.

 

NL: Qual seria um bom resultado no dia 26 de setembro?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Eu proponho-me a ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Leiria. Nós temos todas as condições para oferecer um verdadeiro projeto alternativo daquilo que este executivo camarário oferece, em conjunto com as juntas de freguesia.

A expectativa é a maxima e esperamos pela escolha dos leirienses.

 

Perguntas rápidas:

NL: Abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Sim, sem dúvida. É uma obra estrurante.

 

NL: Mais ciclovias na cidade de Leiria?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Sim, mas úteis, não estéticas.

 

NL: Aumento da videovigilância na cidade de Leiria?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Sim, desde que seja devidamente usada. Futuras expansões terão de ser analisadas.

 

NL: Recente requalificação e acessos mecânicos ao Castelo de Leiria?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Do ponto de vista estético está agradável, mas haveria outras prioridades como a conclusão do saneamento básico em algumas localidades.

 

NL: Suspensão da construção do Pavilhão Multiusos de Leiria?

Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP / MPT): Não se entende como é que não é realizado um estudo de impacto económico à priori. É sinal que não houve planeamento atempado por quem governa há 12 anos. A prática desportiva ou a realização de congressos é inviável em Leiria, por não haver um espaço para o fazer.

 

Há nove candidatos na corrida à presidência da Câmara de Leiria, que se mantém socialista desde 2009, quando o PS conquistou a capital de distrito ao PSD e, desde então, sempre a aumentar a votação em eleições autárquicas.

As próximas eleições autárquicas vão-se realizar no dia 26 de setembro.

Sociedadehá 1 hora

Julgamento do processo dos colégios GPS começa hoje

Consultor Marcos Ramos
Autárquicas 2021há 2 horas

Iniciativa Liberal defende plano a longo prazo para Leiria Capital Europeia da Cultura

Autárquicas 2021há 2 horas

Candidato do Livre em Leiria quer “mapear” problemas da comunidade LGBTI no concelho

Autárquicas 2021há 15 horas

PSD defende carne de porco com selo verde e rede de ciclovia em Leiria

Agendahá 20 horas

Lota de Peniche recebe ação de sensibilização para o cancro de pele

Fábio Seguro Joaquim CDS-PP
Autárquicas 2021há 20 horas

Fábio Seguro Joaquim alerta para problemas na habitação em Leiria

Autárquicas 2021há 23 horas

Chega alerta para “10 mil metros quadrados de amianto” no quartel da GNR de Leiria

Autárquicas 2021há 23 horas

Gonçalo Lopes quer concluir centro de negócios de Leiria no próximo mandato

Sociedadehá 1 dia

Câmara da Batalha investe cerca de 450 mil euros no fornecimento de refeições escolares

Autárquicas 2021há 1 dia

PAN defende transportes públicos com melhores horários para Leiria

Cinemahá 2 dias

A outra metada – The Deuce

Pombal Lettering
Sociedadehá 2 dias

Balcão Único do Prédio de Pombal é o campeão nacional dos registos

Sociedadehá 2 dias

Mau tempo já provocou setenta ocorrências no distrito de Leiria

Leiria
Sociedadehá 2 dias

Leiria é o 12º município melhor para viver, fazer negócios e turismo

Opinião
Opiniãohá 2 dias

Os efeitos da Pandemia nas crianças pequenas

Autárquicas 2021há 2 dias

Bloco de Esquerda quer acabar com recurso da Câmara de Leiria ao trabalho temporário

Sociedadehá 2 dias

Gonçalo Lopes reúne com moradores lesados da Quinta do Taborda

Av. Heróis de Angola, Leiria
Agendahá 2 dias

Shop On regressa a Leiria no dia 18 de setembro

Agendahá 2 dias

1ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria sai à rua em outubro

Autárquicas 2021há 3 dias

Aliança vai apoiar a coligação “Leiria Pode Mais”

Bem Estarhá 2 meses

O Lidl mais bonito do mundo fica no distrito de Leiria

Bola Futebol Estádio
Sociedadehá 2 meses

Jovem de 12 anos morre em jogo de futebol vítima de paragem cardiorrespiratória em Leiria

Criança mão
Sociedadehá 1 ano

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Rei dos Frangos Take-Away
Sociedadehá 2 meses

Churrasqueira de Leiria esclarece que não é “esse Rei dos Frangos” e nem percebe de ações”

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 2 anos

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

BMW
Sociedadehá 5 meses

GNR nega que tenha um BMW M3 descaracterizado para patrulhar Leiria

Av. Heróis de Angola, Leiria
Sociedadehá 2 meses

Nove concelhos do distrito de Leiria com limitação de circulação a partir das 23h00

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 1 ano

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

Praia Fluvial Agroal
Sociedadehá 1 ano

Praia Fluvial do Agroal reabre dia 1 de julho com lotação máxima de 200 pessoas

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 2 anos

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Autárquicas 2021há 3 meses

Chega candidata Sara Santos à Câmara da Batalha para “pôr fim aos obstáculos”

Filme Druk
Cinemahá 8 meses

Druk – Another Round – A medida ideal

Praia Nazaré Covid-19
Sociedadehá 4 meses

Através do telemóvel vai conseguir reservar um lugar na praia

Buscas S. Pedro Moel
Sociedadehá 2 anos

Encontrado corpo de pescador desaparecido em São Pedro de Moel

Violência Doméstica Mulher
Sociedadehá 11 meses

Homem de 41 anos detido por violência doméstica em Leiria

Plantar
Sociedadehá 5 meses

Quer plantar uma árvore no seu jardim? O Município de Leiria oferece

Praia Vale Furado
Sociedadehá 1 ano

Vale Furado: O sossego fica a dez quilómetros da Nazaré

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 2 anos

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

Farmácia
Sociedadehá 2 meses

Concelho de Leiria já tem farmácias com testes covid-19 gratuitos

Passadiço Casal S. Simão
Sociedadehá 2 anos

Passadiços de Casal de S. Simão vão ser inaugurados em 2020

POPULARES