Cultura
Dez anos depois, rádio online leiriense vai deixar de emitir
“Para já é apenas o fim. O fim das emissões online podendo regressar noutros moldes, com outras ideias, outros formatos”, diz Luís Carvalho ao nosso jornal.

A rádio online Alternativa 21 (ALT21), feita a partir de Leiria, vai deixar de emitir no dia 31 de dezembro de 2019, devido ao aumento dos custos.
O projeto de Luís Carvalho surgiu “no âmbito da conclusão da licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia da ESECS (Leiria), tendo sido apresentado na altura como projeto final”, conta ao Notícias de Leiria.
Locutor de rádio há vários anos, viu na Alternativa 21 um espaço para “aproveitando a experiência que possuía nas rádios em FM, por onde tinha passado, explorar novas ideias e conceitos que normalmente nelas não era possível apresentar”.

Foto: DR
Com dez anos de emissões, e com uma programação essencialmente musical, a ALT21 focou-se em bandas como Radiohead, Portishead, Sigur Rós, The Legendary Tigerman, Noiserv ou Arcade Fire, que foram mesmo a primeira banda a tocar na rádio.
Além da música, passaram pela Alternativa 21, “projetos nacionais e locais que estavam a dar na altura os seus primeiros passos”, adianta Luís Carvalho. Com programas de autor passaram, por exemplo, o “Indiefrente” de Hugo Guimarães ou o “Zona 8”, em formato podcast, de Agostinho Relvas.
Contudo, aqueles que acabariam por ter mais visibilidade, segundo o locutor leiriense, “foram o de Hugo Ferreira (Omnichord Records), o de Pedro Miguel que criou um programa cuja inspiração vinha de um livro por ele publicado algum tempo antes, o “5ªFeira Foge Comigo”, onde consigo trazia muitos convidados, entre os quais, o escritor Paulo Kellerman”.
Também o programa “Unidade 304”, de Carlos Matos (Fade In), que durante muitos anos foi emitido na Rádio Clube, mais tarde Central Fm, passou pela Alternativa 21.
Dez anos depois, o projeto que “nunca foi uma rádio pensada para gerar lucros”, de acordo com o seu responsável, terá custos insuportáveis, já que “a ALT21 era suportada por uma empresa sediada na Bélgica e que irá ser agregada por uma outra a partir de 1 de janeiro de 2020. A política dessa nova empresa é diferente, com custos que não serão possíveis de suportar”.
Depois do dia 31 de dezembro de 2019, a Alternativa 21 poderá voltar, mas noutros moldes, com outro formato. Quanto ao estilo de música será sempre rock, indie e eletrónica.
