Sociedade
“Digital Export Open Day” vai ajudar empresas na internacionalização digital
No dia 4 e 5 de março são esperados mais de mil visitantes, que participarão em contactos com dezenas de empresas.

A Associação Ação Para a Internacionalização (AAPI) vai promover um evento, com dezenas de marcas, em Leiria, com o objetivo de contribuir para a literacia digital, ajudando à internacionalização ‘online’ das empresas.
O “Digital Export Open Day” vai decorrer nos dias 4 e 5 de março no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, numa iniciativa da AAPI, e visa dotar as micro e pequenas e médias empresas (PME) de ferramentas para entrarem com sucesso no mercado ‘online’, anunciou hoje o presidente da AAPI, Nuno Morgado.
Durante dois dias são esperados mais de mil visitantes, que participarão em contactos com dezenas de empresas com “provas dadas” no negócio ‘online’ e em diversas palestras, referiu Nuno Morgado.
“Este projeto da AAPI tem cerca de dois anos e tem objetivos estratégicos, nomeadamente promover a literacia digital das micro e PME, ou seja, dar-lhes as ferramentas e as competências para torná-las mais dinâmicas para a internacionalização”, adiantou o presidente da AAPI.
Nuno Morgado admitiu que há ainda “muita resistência” por parte dos empresários mais velhos, cuja geração não está habituada às novas tecnologias.
“Chamam-nos loucos, mas há blocos de pedras a serem vendidos ‘online’, sem saírem debaixo da terra”, exemplificou.
Segundo este responsável, o papel da AAPI é “capacitar as empresas” para se “enquadrarem nas novas ferramentas e metodologias tecnológicas, que lhes permitem vendas num processo diferente daquele que é a prospeção pura e dura” e “quebrar a barreira do impossível”.
Reconhecendo que “há um caminho muito grande a percorrer”, Nuno Morgado salientou que a AAPI está também a trabalhar a pensar na geração ‘Millennials’ e geração Y, “aqueles que mais utilizam as ferramentas tecnológicas e que serão os futuros gerentes das empresas”.
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, parceira do evento, referiu que a “aposta no digital é decisiva nas cidades do futuro”.
“As profissões do futuro serão cada vez mais digitais e uma empresa ou um município que não se adapte às necessidades tecnológicas e digitais do futuro irá ficar para trás. Uma das nossas prioridades é promover a região de Leiria, em especial a cidade de Leiria, como a cidade atrativa para as empresas do ramo tecnológico e digital”, acrescentou.
Gonçalo Lopes informou que está a ser criado o Centro de Negócios no Topo Norte do Estádio Municipal vocacionado para empresas TICE (Tecnologia, Informação, Comunicação e Energia) e a instalação da Startup Leiria no piso superior do edifício Mercado Municipal, após as obras de reabilitação em curso naquele espaço.
