Sociedade
Doentes urgentes de Ourém voltam a ser reencaminhados para o Hospital de Leiria
Leiria passa a ser o Hospital de referência para os utentes oureenses que eram reencaminhados pelo INEM para Abrantes.

O Centro Hospitalar de Leiria volta a ser a referência para os utentes oureenses, de acordo com um comunicado do Município de Ourém.
“Os sucessivos contactos entre o Município de Ourém e o Ministério da Saúde deram frutos no início de fevereiro, com o anúncio de que o Hospital de Santo André, em Leiria, volta a ser a referência para o atendimento de utentes oureenses em situação de urgência, assim como para o seu transporte por parte do INEM”, esclarece o município liderado por Luís Miguel Albuquerque.
Segundo a Câmara de Ourém, esta foi uma das reivindicações apresentadas pelo Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, tanto na reunião com a Ministra da Saúde, Marta Temido, em abril do ano passado, como no encontro de 3 de janeiro, deste ano, com o Secretário de Estado da tutela, António Lacerda Sales.
Das reuniões resultou então uma “nova diretiva, segundo a qual Leiria passa a ser o Hospital de referência para os utentes oureenses, ao contrário do que vinha sucedendo no caso do INEM, que até aqui tinha Abrantes como destino para os utentes de Ourém”.
Por solucionar, segundo o município de Ourém, continua a criação de um novo serviço de urgência no Centro de Saúde de Ourém (SAP – Serviço de Apoio Permanente), a funcionar durante a semana, por forma a aliviar a afluência de oureenses ao Serviço de Urgências do Hospital de Santo André, em Leiria.
