Cinema
E viveram felizes para sempre – Scenes from a marriage
“Agora é a esposa que é infiel e abandona o casamento em busca de paixão”.

Título: Scenes From a Marriage
Criador: Hagai Levi
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis
Mira (Jessica Chastain) e Jonathan (Oscar Isaac) estão casados há cerca de dez anos. Têm uma filha que adoram, uma casa fantástica e uma vida aparentemente perfeita. Ao longo dos episódios vamos descobrindo as falhas na relação, expostas por uma revelação de Mira, que irá mudar o rumo do casamento.
Adaptada do clássico de Ingmar Bergman, a minissérie da HBO soube trazer esta narrativa para o século XXI, quer na contemporaneidade das temáticas, quer no estilo visual. O remake mantém a essência das personagens, invertendo os papéis. Agora é a esposa que é infiel e abandona o casamento em busca de paixão.
A palete de cores esbatida reflete a vida cinzenta do casal e a relação moribunda que partilham. Os diálogos exploram sentimentos à flor da pele de um realismo intenso. Contribuem também para a autenticidade da produção as interpretações de Chastain e Isaac, que encarnam profundamente as personagens, sem exageros melodramáticos, mas sem minimizar a confusão emocional que sentem, o sofrimento a que são sujeitos e a desordem que invade as suas vidas.
Scenes From a Marriage ou Cenas da Vida Conjugal apresenta-nos uma visão derrotista sobre o amor e o casamento, a monogamia e a traição. A esperança no “para sempre” acaba, deixa-se de acredita no conto de fadas, mesmo quando o amor permanece. É um testemunho da perda e da dor que não se conseguem ultrapassar, quando ninguém nos explica que tudo tem um final e não nos ensinam a lidar com os sentimentos que teimam em não se extinguir.
