Bem Estar
EDP leva eletricidade à ilha das Berlengas através de painéis fotovoltaicos

A EDP está a investir 350 mil euros na instalação de painéis fotovoltaicos na ilha das Berlengas, ao largo de Peniche, para fornecer eletricidade à ilha e reduzir o consumo de combustíveis.
A instalação dos painéis fotovoltaicos já começou e deverá ficar pronta até ao final deste ano, informou o município de Peniche em nota de imprensa.
Esta alternativa de energia sustentável vem substituir o uso de aerogeradores alimentados a combustível, reduzindo o transporte de combustíveis de Peniche para as Berlengas e as emissões de dióxido de carbono.
“Os painéis fotovoltaicos vêm substituir quase na totalidade o gasóleo, que passa a ser transportado para abastecer o aerogerador, que fica de reserva”, afirmou o presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino, à agência Lusa.
O investimento da EDP integra o projeto para tornar a ilha autossustentável em termos de geração de energia, produção de água potável e tratamento de águas residuais, que envolve o município e outros parceiros tecnológicos há mais de 10 anos.
A pensar na sustentabilidade, o Ministério do Ambiente fixou este ano um limite diário de 550 visitantes em simultâneo na ilha.
O arquipélago das Berlengas foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e tem estatuto de reserva natural desde 1981.
