Sociedade
Empresa de gestão de água do Pinhal Interior vai aplicar tarifário social
A APIN vai flexibilizar o pagamento das faturas, aplicar a tarifa social e suspender os cortes de água.

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte, que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, vai ajustar o tarifário da água e suspender os cortes de fornecimento.
A medida excecional consiste na aplicação da tarifa social aos consumidores e vai vigorar entre março e maio para atenuar as consequências nefastas da pandemia da covid-19.
“Consciente do impacto que esta pandemia está a provocar às famílias e aos comerciantes dos municípios que integram a APIN, decidimos proceder a uma redução significativa do tarifário em vigor, flexibilizar o pagamento das faturas e suspender cortes de água, durante esta fase de crise”, lê-se na nota enviada à Agência Lusa.
Segundo a empresa, sediada em Penela, no distrito de Coimbra, a aplicação do tarifário social traduz-se numa redução no valor da fatura superior a 60% para consumos mensais até 10 metros cúbicos e superiores a 50% para consumos entre 10 e 15 metros cúbicos.
“Aos consumidores não domésticos, nomeadamente ao comércio, serviços e indústria, será aplicado um desconto de 80% no valor total da fatura”, acrescenta o comunicado.
Durante este período de contingência, a APIN avança ainda com um alargamento do prazo limite de pagamento das faturas e suspende todos os cortes no fornecimento de água.
A APIN agrega os sistemas municipais de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra).
