Ligue-se a nós

Cinema

Encontrar a luz na escuridão – Noche de Fuego

“Apesar de viveram expostas e vulneráveis, as mulheres e meninas da aldeia há muito aprenderam a lidar com a realidade dolorosa que lhes leva filhas, irmãs e amigas, entregando-as a um destino ainda mais cruel”.

Publicado

em

Foto: A longa-metragem foi escrita e realizada por Tatiana Huezo / Netflix

Título: Noche de Fuego
Realizador: Tatiana Huezo
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis

Noche de Fuego (título em Inglês: Prayers for the Stolen) retrata o crescimento de três meninas, da infância à adolescência, numa aldeia nas montanhas do México. Esta zona está em guerra, dominada por cartéis de droga, que dão sustento aos habitantes locais na época das colheitas nos campos de papoilas. É um lugar onde o medo está sempre presente e a ameaça sempre à espreita.

A insegurança e a fragilidade das personagens percorrem todo o filme, como se algo terrível estivesse prestes a acontecer, apenas à distância de um frame. E está. Apesar de viveram expostas e vulneráveis, as mulheres e meninas da aldeia há muito aprenderam a lidar com a realidade dolorosa que lhes leva filhas, irmãs e amigas, entregando-as a um destino ainda mais cruel. É este o mundo que conhecem.

Ana, Paula e María levam uma vida de pobreza e de infância roubada. Por entre a natureza e os perigos constantes, cria-se entre as três uma amizade e um companheirismo muito fortes. A escola dá-lhes um vislumbre de esperança no futuro, rapidamente esmagado pela ausência de professores dispostos a fixarem-se permanentemente num local tão instável.

O elenco é magnífico, em especial Ana Cristina Ordóñez González e Marya Membreño, que representam a protagonista (Ana) em diferentes idades e a sua busca para encontrar alguma luz no meio da escuridão.

A longa-metragem, escrita e realizada por Tatiana Huezo, com base na obra de Jennifer Clement, terá a submissão oficial do México aos Óscares de 2022. Vencedora dos prémios de Melhor Realização nos festivais de Atenas e Estocolmo e de Melhor Filme no de Atenas, Noches de Fuego recebeu também uma menção honrosa no Festival de Cannes, na categoria Un Certain Regard.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES