Ligue-se a nós

Sociedade

Época balnear na praia do Pedrógão começa este sábado com novas regras

Nas três zonas da Praia do Pedrógão estarão 12 nadadores-salvadores.

Publicado

em

Por

Praia do Pedrógão areal flor
Foto: Praia do Pedrógão / NL

“Regressar à Praia do Pedrógão com segurança” é o mote das medidas criadas pelo Município de Leiria para a utilização dos diversos espaços da Praia do Pedrógão, em conjunto com as indicações dadas pelas autoridades nacionais no âmbito da pandemia da covid-19.

Com a época balnear a começar já no próximo sábado, dia 20, e a terminar no dia 15 de setembro, a Câmara Municipal implementou uma rede de sinalética, onde constam informações e regras de acesso, ocupação e utilização das praias.

Ao nível da vigilância e socorro, o dispositivo contará, nas três zonas da Praia do Pedrógão, com um total de 12 nadadores-salvadores e, no posto de socorro, estarão dois socorristas dos Bombeiros Municipais de Leiria, apoiados por uma ambulância, uma mota de água e um veículo 4×4.

A biblioteca de praia reabre as suas portas junto ao Centro Azul, às terças e quintas-feiras, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30, estando o espaço preparado para receber leitores em segurança, nomeadamente com a higienização dos livros, segundo a Câmara de Leiria.

Quanto à prática da arte xávega, a entrada da zona será sinalizada como não balnear sendo proibida a venda do pescado no areal, sendo a fiscalização da responsabilidade da Capitania da Nazaré.

A praia de Pedrógão Sul terá uma lotação de 594 pessoas, enquanto que as zonas Centro Centro e Centro Norte poderão ser frequentadas por 3452 e 2142 utentes, respetivamente, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente.

De acordo com o plano de desconfinamento definido pelo Governo, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e um afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

As atividades desportivas com duas ou mais pessoas, com exceção para as atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares, estão proibídas.

Também já é possível ver como está a praia do Pedrógão, acedendo às câmaras da MEO, disponíveis aqui.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES