Cultura
Ernesto Korrodi faz 150 anos e Leiria tem uma exposição em sua homenagem
Os traços arquitetónicos de Korrodi são visíveis em edifícios como a Câmara Municipal, o Mercado de Sant’Ana, a Casa do Arco e o Banco das Artes galeria (antigo edifício do Banco de Portugal).

Os 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi vão ser celebrados com a exposição “Ernesto Korrodi: Além da Arquitetura”, patente até maio, no Banco das Artes Galeria, em Leiria.
“A exibição resulta da preservação de 12 cadernos de desenhos, estudos e notas inéditos que o arquiteto criou durante as suas campanhas nacionais e internacionais, incluindo países como Espanha, Itália, Marrocos ou Suíça”, lê-se numa nota do município leirinse.
Ernesto Korrodi nasceu na Suíça em 1870 e veio para Portugal aos 19 anos para dar aulas de desenho nas Escolas Industriais.
Fixou-se em Leiria nos finais do século XIX para colaborar na mudança de imagem urbanística da cidade, destacando-se o levantamento da ruína do Castelo, com a sua documentação fotográfica e em desenho para base de trabalho aos estudos de reconstrução do monumento.
Realiza ainda documentos visuais e escritos sobre outro património relevante nacional, como a Sé de Lisboa, o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo e os Castelos de Ourém e de Porto de Mós, desenhando os aspetos mais relevantes para registo e utilização futura em projetos de arquitetura, cantaria e elementos decorativos.
A exposição estará patente até 3 de maio e tem entrada gratuita.
