Ligue-se a nós

Sociedade

Escuteiros refletem em Leiria sobre os desafios colocados pela sociedade

O primeiro evento do ADRO, organizado em parceira com a Junta Regional Leiria-Fátima, terá lugar nas instalações do Seminário Diocesano de Leiria.

Publicado

em

Por

Escuteiro
Foto: Pixabay

Dezenas de escuteiros católicos participam em Leiria, em 08 e 09 de fevereiro, na primeira edição do ADRO, iniciativa que surge da importância de investir na formação, para uma “adequada e profunda animação e vivência da fé” no escutismo.

Ao longo de dois dias, dirigentes e elementos da quarta secção do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vão discutir, em duas sessões plenárias e 60 simultâneas, questões como as oportunidades os e desafios que se colocam à Igreja e à evangelização face à sociedade e cultura contemporâneas, a identidade de género e a perspetiva da Igreja (com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa) ou a participação cívica/política como experiência de Igreja e gesto de caridade.

O ADRO, segundo a equipa organizadora – constituída por dirigentes escutistas e escuteiros de várias dioceses do país –, “pretende proporcionar espaços regulares de alcance e participação nacional em torno da animação da fé e vivência da espiritualidade no CNE”, ou seja, “espaços que sejam momentos de formação, partilha, reflexão e debate, encontro, animação e celebração”.

“Este primeiro evento do ADRO será uma atividade de fim de semana com propostas de formação, experiências e vivências em torno da animação da fé e vivência da espiritualidade no CNE”, assegura a equipa, acrescentando que os participantes encontrarão palestras, oficinas, exposições e partilha de ferramentas e boas práticas, tertúlias, painéis de reflexão e debate, atividades, espaços de acolhimento e acompanhamento, momentos e espaços de oração e de celebração.

“Tudo isto à medida de cada um: isto é, cada participante escolhe aquilo em que quer participar (dado que existirão diversas propostas simultâneas), e escolhe à medida das suas necessidades e interesses”, explica.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES