Sociedade
Estudantes do Politécnico de Leiria desenham a “Asma”
Os estudantes foram desafiados a desenharem o que entendem ser uma crise de asma, no âmbito da campanha de sensibilização sobre a asma, com o claim “Pasmado”.

Os estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria foram desafiados a desenharem o que entendem ser uma crise de asma, no âmbito de uma campanha de sensibilização.
A iniciativa “Traços d’Asma” foi desenvolvida nas aulas de Ilustração da licenciatura em Design Gráfico e Multimédia, de acordo com uma nota do Politécnico enviada às redações.
Com o apoio dos professores João Catarino e Marco Correia, “Traços de Alma” resultou em mais de 60 trabalhos artísticos.
“Estes trabalhos têm como objetivo demonstrar o que sente um doente com asma quando tem um ataque. No fundo, a ideia foi passar para a tela a descrição desse momento – de forma criativa, mas que fosse percetível pela população em geral”, explicou o professor João Catarino.
Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir relatos de doentes asmáticos e ilustrar essa experiência.
De acordo com o estudo “A perceção dos portugueses sobre a asma”, divulgado a propósito do Dia Mundial da Asma, 65,1% dos inquiridos considera normal um doente asmático ter uma crise de asma, mesmo estando medicado, e 66,6% não sabe que a gravidade de um ataque de asma pode ser comparável à de um ataque cardíaco.
