Ligue-se a nós

Sociedade

Eurodeputados do PSD visitaram Batalha e discutiram efluentes suinícolas

A visita contou ainda com uma visita à Mata Nacional de Leria.

Publicado

em

Por

Visita Batalha
Foto: Visita de eurodeputados do PSD à Batalha / Município da Batalha

Na visita dos eurodeputados eleitos pelo PSD, esta segunda-feira, à região de Leiria, o presidente da Câmara da Batalha sublinhou a necessidade de tratamento dos efluentes provenientes das suiniculturas.

Em visita de trabalho realizada às margens do rio Lena, em plena vila da Batalha, o autarca da Batalha voltou a criticar a recente decisão do Ministro do Ambiente de suspender a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES) em Leiria, e apelou à intervenção da Comissão Europeia para forçar o governo português a concretizar na região de Leiria a designada prioridade europeia da transição ambiental justa.

Para o autarca batalhense Paulo Batista Santos “o tratamento de efluentes suinícolas da região de Leiria é uma questão nacional e que deverá merecer a atenção das instituições europeias, nem que não seja para evidenciar que o Ministério do Ambiente em Portugal funciona como uma força de bloqueio ao desenvolvimento sustentável e, por esquecimento ou mera incompetência, continuar a ignorar as preocupações dos cidadãos e das empresas agropecuárias da região de Leiria”.

Na conferência de imprensa final, que decorreu na Batalha, o eurodeputado Paulo Rangel realçou que a atividade económica inerente à suinicultura é compatível com uma política ambiental responsável.

“É possível ter a economia a funcionar com padrões ambientais excecionais. Mas o ministro [do Ambiente], por ignorância e preconceito, recusa-se a encontrar a solução, e a  ETES era solução evidente”, referiu.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES