Ligue-se a nós

Cultura

Fade In revela em Leiria obras inspiradas na música exploratória portuguesa

O lançamento do livro e a inauguração da exposição, na sede da Leiria Cidade da Música UNESCO, fecha o primeiro Ciclo de Música Exploratória Portuguesa.

Publicado

em

Por

Cartaz Fade IN
Foto: Fade In / DR

O resultado de dez residências artísticas realizadas durante a primeira edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, realizado em 2021, vai ser revelado no dia 26 de fevereiro, em Leiria.

Segundo a associação, às 16h00, na sede da Leiria Cidade UNESCO Música, situada no Centro Cívico (Rua Barão de Viamonte, quase a chegar à Sé) irá ser inaugurada uma exposição coletiva com os trabalhos resultantes das vivências dos respetivos artistas nos concertos do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, evento que decorreu na cidade do Lis entre maio e novembro de 2021.

“10 artistas emissores 10 artistas recetores” reflete o desafio lançado pela associação de Leiria a dez artistas de diferentes áreas: acompanhar cada um dos concertos do ciclo para, a partir daí, criarem uma obra de arte original, inspirada na música, performance e ambiente vivido.

O lançamento do livro e a inauguração da exposição, na sede da Leiria Cidade da Música UNESCO, fecha o primeiro Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, que levou a espaços culturais e patrimonialmente relevantes da cidade um conjunto de artistas e projetos da música experimental nacional, como são Sei Miguel Trio, HHY & The Macumbas, Joana Guerra ou Telectu.

Desses dez concertos nasceram trabalhos de fotografia, escultura, pintura, instalação, produção literária, ensaios, colagem digital e colagem analógica, assinados pelo urbanólogo Pedro Trindade, a fotógrafa Vilma Serrano, os artistas plásticos Sílvia Patrício, António Palmeira, João Pombeiro e Simão Matos, o investigador Pedro Miguel, o escritor Paulo Kellerman, o agitador cultural Gui Garrido e o escultor João Siopa.

O Ciclo de Música Exploratória Portuguesa assinalou duas décadas de atividade do Fade In Festival, o projeto com maior longevidade da associação.

A Fade In anunciou estar já a preparar a segunda edição do ciclo, que continuará a privilegiar artistas portugueses, em dez espetáculos que vão acontecer em vários espaços de Leiria, de maio a outubro.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES