Destaque
Festival Books&Movies traz escritor angolano a Alcobaça

Arranca no próximo dia 13 de outubro mais uma edição do Books&Movies, o Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, organizado pela Câmara Municipal. O evento atinge, este ano, “um novo patamar de exigência e de prestígio” ao internacionalizar-se.
O escritor angolano Pepetela é o grande homenageado da Gala Books&Movies, que terá lugar no dia 20, no Cine-Teatro de Alcobaça. Esta gala é um dos momentos altos do festival que durante sete dias, vai acolher várias dezenas de atividades em diversos espaços da cidade.
A vereadora da Cultura, Inês Silva, disse ao Notícias de Leiria que “a escolha de Pepetela prende-se com o prestígio e o reconhecimento internacional que o escritor tem vindo a obter ao longo das últimas décadas”, estando já traduzido em 21 línguas. Na gala vai ser também entregue o Prémio Internacional Books&Movies, este ano arrebatado pelo fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge, com a obra “Viagem com rio à vista” que assinou com o pseudónimo Afonso Borda d’Água.

Foto: Município de Alcobaça
O festival decidiu associar-se às comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que estão a decorrer a nível nacional. Assim, nos dias 18 e 19 de outubro, a Biblioteca Municipal vai acolher “Escutar Sophia – Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen”, que trará vários especialistas da carreira e obra da autora, que “atravessou várias gerações e continua pertinente nos dias de hoje”, afirma a vereadora. A somar ao colóquio, haverá ainda “a estreia nacional de A Viagem de Sophia, o novo espetáculo da multipremiada companhia alcobacence S. A. Marionetas”.
Entre as muitas iniciativas que se vão estender até ao dia 20, Inês Silva destaca “as exposições de caráter científico que se podem apreciar no Mercado Municipal e as conversas com os escritores nos cafés de Alcobaça, um dos traços mais característicos do festival”, considerando que “é uma oportunidade para as pessoas contactarem diretamente com os artistas, estabelecer boas redes de contactos e, quem sabe, inspirarem-se para forjar a sua própria carreira artística”.
Do programa – que pode ser consultado na íntegra no site do Município – constam ainda atividades para a comunidade escolar, várias apresentações teatrais e de cinema, serões de contos e apresentações de obras. Inês Silva diz que a autarquia “todos os anos tem a perspetiva de crescer e de aumentar a projeção do evento e, pelo feedback recolhido ao longo dos anos, sabe que está no bom caminho”. “A criação de novos públicos é um trabalho que demora o seu tempo e temos de ir queimando as etapas com sustentabilidade e com um foco muito concreto na qualidade da programação”, afirma a vereadora.

-
Sociedadehá 1 dia
Sensores de estacionamento começam hoje a ser instalados na Avenida General Humberto Delgado
-
Artigo Patrocinadohá 21 horas
5 restaurantes de Sushi em Leiria que tem de experimentar!
-
Sociedadehá 21 horas
Trabalhadores da Gallovidro conseguem aumentos de 112 euros no salário base
-
Sociedadehá 1 dia
Leiria reclama futuro aeroporto a norte do Tejo e inclusão de Monte Real no estudo de localização