Cultura
“Fizemos uma candidatura bem preparada e uma das mais complexas que o júri pode avaliar” – Anabela Graça
Quanto ao futuro, a autarquia leiriense defende a continuidade do projeto, embora a exclusão da corrida a Capital Europeia da Cultura 2027.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, defende que a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 foi “bem preparada e uma das mais complexas que o júri pode avaliar”.
Em resposta ao Notícias de Leiria, e tendo em conta as declarações feitas pelo presidente da autarquia Gonçalo Lopes de que se tratava da candidatura “mais bem preparada”, Anabela Graça considera que a candidatura “partiu de um pressuposto de elevada complexidade não por valorizarmos o complexo em si, mas porque só este traduziria a realidade que, em conjunto, somos”.
“A escolha foi noutro sentido e só nos cabe respeitar a mesma, que em nada diminui o mérito, a preparação e a exigência transportada pela nossa candidatura”, defende a também vereadora com o pelouro da Cultura.
Quanto ao futuro, a autarquia leiriense defende a continuidade do projeto, embora a exclusão da corrida a Capital Europeia da Cultura, depois de um”trabalho longo e profundo que tem vindo a ser realizado e reconhecido nos últimos anos que é importante para o futuro do concelho e da região”, justifica a vice-presidente Anabela Graça.
Quanto aos valores investidos na preparação e elaboração da candidatura, questionada pelo Notícias de Leiria, Anabela Graça não revela quaisquer números.
Nomeando as várias iniciativas culturais levadas a cabo pela Rede Cultura 2027, como o Museu na Aldeia, Horizontes 26, Palco em Casa ou Prelúdios de Ideias, a número 2 da autarquia leiriense justifica que o “investimento foi realizado não apenas numa candidatura mas na estruturação da ação cultural do Município, em ações que geraram mais-valias em termos de cocriação artística e programação cultural, capacitação de agentes culturais e em trabalho colaborativo”.
O projeto delineado para Leiria ser Capital Europeia da Cultura 2027 envolveu 26 municípios das comunidades intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio Tejo, os politécnicos de Leiria e de Tomar, a associação empresarial de Leiria e a Diocese de Leiria-Fátima.
Leiria ficou pelo caminho, rumo à decisão final estão as cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora.
