Ligue-se a nós

Sociedade

Fruticultores e viticultores da região já podem pedir apoio a danos causados pelo granizo

Publicado

em

Por

Foto: Queda de granizo em Leiria no 12 de junho / Facebook Silvia Lopes

O Município de Leiria e o Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), celebraram um protocolo que permite a abertura de um processo de atribuição de apoios aos produtores afetados pelas chuvas torrenciais e granizo que se sentiram no mês de junho, informa um comunicado da Câmara de Leiria.

Os fruticultores e viticultores que registaram danos nas suas produções e prejuízos na sua produção deverão remeter as suas candidaturas à DRAPC (drapc@drapc.gov.pt, com formulário devidamente preenchido) até 31 de julho, sendo fixado um máximo de 60 euros por hectare de área afetada para pomares e de 40 euros para a vinha.

O apoio, não reembolsável e assumido em partes iguais pelas duas entidades, servirá para compensar as despesas realizadas com a aquisição de adubos foliares e/ou de produtos fitofarmacêuticos, enquanto medida de tratamento de emergência para este tipo de situações.

Entre 12 e 18 de junho, verificou-se a queda de chuva intensa acompanhada de granizo, provocando prejuízos nas explorações agrícolas em diversas zonas da região Centro, incluindo no concelho de Leiria.

Recorde aqui algumas imagens partilhadas pelos leitores do Notícias de Leiria, no Facebook.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES