Sociedade
GNR resgata tartaruga de faces rosadas em Pombal
A tartaruga de faces rosadas é considerada invasora por se reproduzir muito facilmente em estado selvagem, podendo ameaçar a sobrevivência das tartarugas autóctones.

A GNR anunciou esta segunda-feira ter resgatado uma tartaruga de faces rosadas no rio Arunca, concelho de Pombal, após alerta do grupo “Amigos do Arunca”, integrado no Grupo Proteção Sicó (GPS).
Segundo a GNR, os elementos do Núcleo de Proteção do Ambiente de Pombal “procederam à recolha da tartaruga de faces rosadas, tendo sido entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Centro, na Mata do Choupal de Coimbra”.
A GNR adianta que, por lei, ninguém pode manter, criar ou comercializar um exemplar desta espécie, Trachemys scripta elegans.
“Tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga de faces rosadas reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies”, acrescenta.

-
Sociedadehá 1 dia
Município de Leiria promove marca Leitão da Boa Vista com campanha
-
Sociedadehá 13 horas
Operação Triângulo: Empresário Carlos de Matos e deputado António Gameiro envolvidos em venda de terreno
-
Desportohá 2 dias
Câmara da Batalha aprova protocolo de colaboração para novo espaço dedicado ao atletismo
-
Autárquicas 2021há 2 dias
Escolha de Álvaro Madureira é “péssimo serviço ao PSD e a Leiria” – militantes