Ligue-se a nós

Sociedade

Grupo Lena avança para tribunal contra a Caixa Geral com ação de 258 milhões de euros

O valor da ação dirigida ao banco público vai à casa dos cêntimos: 258.249.760,87 euros, ou seja, quase 260 milhões de euros.

Publicado

em

Por

Justiça
Foto: Tribunal / Pixabay

As construtoras Always Special e Lena, detidas pela família Barroca Rodrigues, avançaram com uma ação no tribunal de Lisboa contra a Caixa Geral de Depósitos (CGD) no valor de 258 milhões de euros, de acordo com o jornal ECO.

O processo de ação comum deu entrada esta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.

São quatro os autores desta ação: a Always Special, a Lena SGPS, a Lena Engenharia e Construção SGPS SA e ainda a Lena Engenharia e Construção SA. O valor da ação dirigida ao banco público vai à casa dos cêntimos: 258.249.760,87 euros, ou seja, quase 260 milhões de euros.

O ECO contactou a Always Special e as sociedades Lena através do Grupo Nov (antigo grupo Lena) sobre as razões que levaram a avançar este processo, mas não houve qualquer comentário.

“Por ser um tema de cariz judicial, a administração das empresas indicadas não farão, por ora, qualquer manifestação pública”, respondeu a direção de marketing do Grupo Nov.

Já a Caixa Geral de Depósitos, de acordo com o jornal, diz que ainda não foi notificado deste processo e fará uma análise da petição assim que o for.

Recorde-se que as construtoras da família Barroca Rodrigues surgiram há dois anos na lista dos grandes devedores da Caixa, com dívidas na ordem dos 90 milhões ao banco público, segundo revelou a auditoria da EY.

Em 2015, a Always Special tinha uma dívida de 44 milhões de euros que a CGD dava como totalmente perdidos e a Lena Construções devia 48 milhões (com o banco a registar imparidades de 18 milhões).

Recentemente, o ECO noticiou a fusão da Lena SGPS e da Lena Engenharia Construção na Always Special, numa operação teve lugar no final do ano passado.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES