Ligue-se a nós

Sociedade

Grutas de Mira de Aire reabrem dia 1 de agosto e agradecem apoio

As grutas de Mira de Aire são as maiores de Portugal com uma extensão superior a 11 quilómetros, com inúmeras ligações ao exterior através de algares e fendas e ainda portas.

Publicado

em

Grutas Mira de Aire Interior
Foto: Facebook Grutas Mira de Aire

As grutas de Mira Daire, situadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, vão reabrir no dia 1 de agosto.

Através do Facebook, agradeceram aos que fizeram pressão para acelerar a abertura. “As Grutas reabrem a 01 de Agosto, agradecemos a todos os que nos têm apoiado durante o encerramento forçado e feito pressão para reverter a situação, Até breve, estamos à espera da sua visita.”

As grutas são o único equipamento cultural sob tutela do Estado que permanece encerrado devido à pandemia da covid-19. O anúncio da reabertura no dia 1 de agosto foi feito esta terça-feira pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, no Parlamento.

Lembrando que as grutas são “o único equipamento cultural que falta abrir, pelas razões que se tornam óbvias, que tem que ver com oxigenação e circulação de ar”, Ângela Ferreira afirmou, numa audição na comissão parlamentar de Comunicação e Cultura, que a tutela recebeu, “hoje de manhã [segunda de manhã], um parecer favorável da Saúde”, em relação à reabertura daqueles espaços.

Há uma semana, os deputados do PSD eleitos por Leiria questionaram a ministra da Cultura sobre o facto de as Grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, ainda não terem reaberto.

Na pergunta enviada, os deputados constatam que “as grutas nos outros países da Europa e EUA encontram-se abertas ao público” e sublinham que o espaço de Mira de Aire tem “o plano de contingência aprovado, que ainda é mais restritivo do que a DGS [Direção-Geral da Saúde] aconselha”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES