Sociedade
Homem vai ser julgado por burlar dentro do Estabelecimento Prisional de Leiria
As burlas eram feitas desde a cadeia de Leiria com a cumplicidade de um chefe da Guarda Prisional.

O Tribunal de Santarém vai julgar um homem que cometeu dezenas de burlas enquanto cumpria pena no Estabelecimento Prisional de Leiria, de acordo com o jornal Correio da Manhã.
Neste processo, o arguido, 34 anos, responde apenas por dois crimes de burla qualificada sobre um empresário. Mas os crimes que terá praticado, com a ajuda de um guarda, são dezenas.
Os factos remontam a agosto de 2015, quando o homem contactou por telefone o proprietário de um restaurante em Caxarias, concelho de Ourém, que também arrendava quartos.
Fazendo-se passar por inspetor das Finanças, disse à vítima que estava a investigar uma queixa anónima por dormidas não faturadas e exigiu-lhe dinheiro para desistir do processo.
Ainda segundo o jornal, as burlas eram feitas desde a cadeia de Leiria, com a cumplicidade de um chefe da Guarda Prisional, que lhe facilitava o acesso aos telemóveis e a outras regalias interditas a reclusos.
O arguido burlou ainda dezenas de donos de animais de estimação que colocavam informações num portal online para encontrar animais. Fingia ser veterinário municipal e pedia dinheiro aos proprietários para não abater os animais.
