Sociedade
Hospital de Leiria aumentou capacidade das câmaras frigoríficas para cadáveres na casa mortuária
As novas câmaras frigoríficas permitem um aumento da capacidade para refrigerar 15 cadáveres.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) substituiu as duas câmaras frigoríficas para cadáveres existentes na Casa Mortuária do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, que tinham capacidade para oito cadáveres, por cinco novas câmaras frigoríficas, que permitem um aumento da sua capacidade, com a possibilidade de refrigeração de 15 cadáveres.
“As câmaras frigoríficas substituídas eram as originais do hospital, um equipamento já obsoleto e descontinuado, e que agora deram lugar a câmaras frigoríficas com tecnologia certificada e recente na refrigeração de cadáveres, a que se junta a aquisição de um carro elevatório elétrico para utilização na Casa Mortuária do HSA”, justifica o CHL em nota de imprensa.
A empreitada de substituição e compra de equipamento foi realizada através de um concurso público e resultou num investimento de cerca de 70 mil euros.
“Esta substituição das câmaras frigoríficas já estava prevista e era necessária. Com este projeto, conseguimos quase duplicar a nossa capacidade de refrigeração de cadáveres, através de um equipamento mais moderno e eficiente”, justifica Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.
