Sociedade
Imigrantes brasileiros em Leiria já têm uma Associação
A BrasiLis tem como objetivo prestar assistência social e orientação jurídica a imigrantes brasileiros em Leiria.

BrasiLis é o nome da Associação sediada em Leiria, fruto do trabalho de cerca de 20 voluntários, que pretendem promover a cultura brasileira e defender os interesses do imigrante brasileiro no distrito de Leiria.
Presidida por Gleide Neel, e ainda sem espaço físico, a Associação BrasiLis nasceu no dia 14 de dezembro de 2020.
Até hoje, de acordo com a presidente em declarações ao Notícias de Leiria, “já houve orientação sobre processos burocráticos em Portugal e também ajuda assistencial a algumas famílias em situação de vulnerabilidade”.
Quanto aos principais desafios da comunidade brasileira em Leiria, Gleide Neel aponta a dificuldade em “obter documentos, arrendamento de moradia a problemas relacionados com contratos de trabalho, xenofobia e acesso aos serviços de saúde”.
Para 2021, uma das prioridades passa por avançar com a criação da sede da Associação, na cidade de Leiria.
O associado pagará uma taxa mensal, ainda não definida pela BrasiLis, dando “direito à participação nos eventos e atividades com valores diferenciados dos não sócios, bem como a descontos em serviços com os nossos parceiros”, explica a presidente da Associação.
Com todos os membros a trabalhar em regime voluntário, de momento já há 47 projetos aprovados, como a criação de um Banco de alimentos e roupas, uma equipa multidisciplinar para dar suporte e orientações ao imigrante, eventos especiais nas datas comemorativas, um arraial Junino ou um festival gastronómico da comida tradicional brasileira.
De acordo com a Associação, que cita dados estatísticos disponibilizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), há 5.641 brasileiros legalizados a viver em Leiria, tratando-se da maior comunidade de imigrantes do distrito de Leiria.
Contactos da BrasiLis:
E-mail: brasilisassociacao@gmail.com
FB: Facebook Associação BrasiLis
Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.
