Ligue-se a nós

Desporto

Inaugurado em Leiria o primeiro pavilhão inclusivo do País

O Pavilhão do Lis foi reconhecido e aprovado pelo Comité Paralímpico de Portugal e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Publicado

em

Por

Foto: O Pavilhão do Lis foi inaugurado esta terça-feira / Município de Leiria

O primeiro pavilhão inclusivo do país, o Pavilhão do Lis, foi inaugurado esta terça-feira à tarde.

Localizado nas Cortes, concelho de Leiria, na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância desta “infraestrutura na construção de um concelho mais justo, mais igual e com menos barreiras e obstáculos”. 

Foto: O Pavilhão do Lis foi inaugurado esta terça-feira / Município de Leiria

“O que hoje nos reúne aqui vai muito além de uma simples formalidade. Este edifício é muito mais do que um pavilhão desportivo”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o Pavilhão do Lis materializa num bom exemplo de governança e daquilo que deve ser a estratégia de utilização dos recursos públicos, lê-se num comunicado da autarquia leiriense. 

O autarca realçou ainda a importância desta inauguração no ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto, e em que se pretende fazer do Desporto um “fator determinante para a promoção da qualidade de vida, da saúde, resiliência, superação, liderança e espírito de equipa, mas também escola de valores, de cidadania e promotor de inclusão social”. 

Na cerimónia, marcaram presença os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. 

A inauguração do equipamento desportivo contou com um momento de dança, uma partida entre a Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, e um jogo entre a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, atual campeão nacional e europeu, e a Associação Cultural Recreativa do Arnal, da Maceira. 

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES