Sociedade
Informação dos sensores das ilhas urbanas vão ser tratados pelo Politécnico
As ilhas urbanas, espalhadas pela cidade de Leiria, disponibilizam dados como informação sobre a temperatura, humidade, ruído e tráfego.

O Município de Leiria e o Politécnico de Leiria assinaram esta terça-feira um memorando que vai permitir à instituição de ensino tratar cientificamente os dados obtidos nos sensores instalados nas ilhas urbanas em Leiria.
“A realização de trabalhos técnicos com forte componente prática, dissertações de mestrado a estudantes de 2.º ciclo e de trabalhos de doutoramento relacionados com a caracterização e a análise de dados de cariz ambiental, de ruído e de tráfego urbano, pedonal e motorizado, bem como na construção de propostas de mitigação e de melhoria das condições observadas na cidade de Leiria através da rede de sensores instalada nas ilhas urbanas da cidade, são alguns dos objetivos deste memorando”, anunciou a Câmara de Leiria.
A assinatura do memorando ocorreu no mesmo dia em que foi disponibilizada a página ‘online’ onde os munícipes poderão ter acesso a dados, em tempo real, sobre a qualidade do ar que respiram na cidade de Leiria, através de informação apresentada num modelo de cinco cores, correspondentes a cinco patamares de qualidade.
A página disponibiliza ainda informação sobre a temperatura, humidade, ruído e tráfego.
