Ligue-se a nós

Sociedade

Já pode tomar banho e apanhar sol na praia

A partir do dia 6 de junho, com a abertura oficial da época balnear, novas regras entrarão em vigor.

Publicado

em

Por

Peniche Praia
Foto: Pixabay

Já é permitido tomar banho, mergulhar ou apenas estender a toalha no areal. A alteração está expressa na resolução do Conselho de Ministros do dia 16 de maio, que prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença covid-19.

São permitidas “deslocações para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, designadamente em parques, nas marginais, em calçadões, nas praias, mesmo que para banhos, ou similares”, diz a resolução.

Contudo, como também se lê na resolução do Conselho de Ministros, é necessário manter todas as regras de distanciamento e mantém-se em vigor o dever cívico de ficar em casa.

A partir do dia 6 de junho, dia da abertura oficial da época balnear, novas regras entrarão em vigor como uso de sinalética tipo semáforo, com recurso a bandeiras ou cartazes.

Caberá à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) atualizar a aplicação para telemóvel Info Praia, para que os cidadãos possam ver, antes de se deslocarem aos areais, se a praia que pretendem frequentar está no vermelho (ocupação plena), amarela (elevada, dois terços de ocupação) ou verde (baixa, um terço de ocupação).

No que diz respeito às boas práticas para uma ida à praia em segurança, a Agência Portuguesa do Ambienta recomenda que não se desloque quando o nível de ocupação for elevado, já que será mais difícil manter a distância de segurança.

Usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo.

Na praia, à beira-mar e no banho, deverá preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes e na saída da praia, segundo a APA, não deve deixar resíduos nem beatas ou máscaras e luvas.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES