Ligue-se a nós

Cultura

Jornadas Europeias de Arqueologia 2021 passam por Ansião

O evento reúne mais de trinta países europeus e é coordenado em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural.

Publicado

em

Por

Complexo da Guarda
Foto: Complexo Monumental de Santiago da Guarda / Município de Ansião

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda, em Ansião, vai acolher de 18 a 20 de junho, atividades integradas nas Jornadas Europeias de Arqueologia 2021, faz saber a autarquia de Ansião.

As Jornadas Europeias de Arqueologia têm como principais objetivos sensibilizar os cidadãos para a riqueza e a diversidade cultural da Europa e para a necessidade de preservar o património arqueológico.

É neste contexto, de acordo com a Câmara de Ansião, que o Complexo Monumental de Santiago da Guarda abrirá as suas portas para visitas gratuitas à Villa Romana, à Torre Medieval e ao Paço Manuelino, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas dos dias 18, 19 e 20 de junho.

No dia 18, serão promovidas visitas à Oficina de Arqueologia, guiadas pelo arqueólogo Rodrigo Pereira, que dará a conhecer a descoberta da Villa Romana de Santiago da Guarda e o processo de conservação e restauro das casas (Villa Romana, Torre Medieval e Paço Manuelino). Serão ainda exibidas algumas peças encontradas nas escavações da Villa e do Paço Manuelino.

No dia 19, haverá workshops sobre o Mosaico Romano, às 11 e às 15 horas, com vista a promover e a valorizar este legado, mostrando o seu valor estético e cultural na Villa Romana de Santiago da Guarda. A atividade é dirigida às famílias e os participantes terão à sua disposição os meios e materiais necessários para a criação do seu próprio mosaico.

No dia 20, às 15 horas, haverá uma “Caça ao Tesouro no Monumento”, proporcionando aos participantes uma viagem pela história do Complexo Monumental, seguindo as pistas deixadas ao longo do percurso de visita, pretendendo estimular a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica, conclui a Câmara de Ansião.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES