Sociedade
Julgamento de jovem da Batalha suspeito de planear ataque terrorista começa hoje
Na sua aldeia natal, Lapa Furada, freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, é descrito pelos vizinhos como “um rapaz tímido, introvertido e pouco sociável”, refere o jornal Expresso.

O jovem estudante, natural da Batalha, suspeito de planear um ataque terrorista à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vai começar hoje a ser julgado no Juízo Central Criminal de Lisboa.
João Carreira é suspeito de preparar uma “ação terrorista” – como lhe chamou, em comunicado, a própria Polícia Judiciária – que teria como objetivo atacar e matar o maior número possível de colegas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
Detido em fevereiro de 2022, João, de 19 anos, está acusado de dois crimes de terrorismo, um dos quais na forma tentada, e um crime de detenção de arma proibida.
O arguido está em prisão preventiva desde o dia 11 de fevereiro. O Ministério Público considerou existir “forte perigo de continuação da atividade criminosa e um intenso perigo de perturbação da tranquilidade e da ordem públicas”.
A medida de coação acabou por ser substituída por internamento preventivo no Hospital Prisional de Caxias, onde permanece.
