Bem Estar
Meirinhas está à procura do “Jovem Presidente de Junta”

A Junta de Freguesia de Meirinhas, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, lançou um projeto que pretende eleger um jovem ‘presidente’, com o objetivo de estimular cidadania ativa.
“Jovem Presidente de Junta” é um projeto que pretende “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável”, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres de cidadão, disse à agência Lusa o presidente da Junta, Virgílio Lopes.
Segundo o autarca, a iniciativa é dirigida aos jovens entre os 10 e os 17 anos, residentes nas Meirinhas, numa parceria com o Colégio João de Barros, situado na mesma freguesia.
Podem votar no “Jovem Presidente de Junta” todos os jovens, com idades entre os 10 e os 17 anos, a frequentar escolas na freguesia, bem como todos os jovens residentes em Meirinhas a frequentar escolas noutras localidades.
O mandato tem a duração de um ano e coincide com o ano civil. “O eleito irá assistir às reuniões como se fosse presidente e pode apresentar projetos para melhorar a vida da comunidade. Vamos ouvi-los e ter em conta as suas propostas”, afirmou Virgílio Lopes.
A apresentação de candidaturas decorre durante este mês e a eleição será realizada em dezembro. O “Jovem Presidente da Junta” é o candidato mais votado. Todos aqueles que concorrerem fazem parte da equipa e devem ser consultados trimestralmente pelo “Jovem Presidente da Junta” acerca das sugestões a apresentar à Junta de Freguesia, refere o regulamento da junta.
Durante o exercício do seu mandato, o “Jovem Presidente de Junta” dispõe de 500 euros para gerir, estando todas as decisões sujeitas ao acordo da Junta de Freguesia.
