Sociedade
Lar em Alvaiázere tem 30 utentes e 10 funcionários infetados com covid-19
Dos 76 utentes, 30 estão positivos, assim como dez funcionários, de um total de 73. O caso inconclusivo irá repetir o teste.

O Município de Alvaiázere informou hoje que 30 utentes e dez funcionários da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria testaram positivo ao SARS-CoV-2, registando-se ainda um caso inconclusivo.
Numa nota de imprensa, a Câmara de Alvaiázere, revelou que efetuou cerca de 150 testes aos utentes, funcionários e dirigentes da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria.
Embora a instituição possua duas Estruturas Residenciais para Idosos, os casos estão todos concentrados em apenas uma, denominada localmente por “Lar I”, que acolhe 48 utentes, explicou ainda a nota, salientando que os idosos institucionalizados estão “todos assintomáticos”.
A autarquia liderada por Célia Marques (PSD) referiu que foram ativadas, pelo Instituto da Segurança Social, as Brigadas de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa, que vão reforçar a prestação de cuidados de enfermagem.
“Neste momento, a associação consegue assegurar o normal funcionamento das suas valências, com o seu quadro de pessoal. Contudo, em caso de necessidade, as Brigadas de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa procederão, também, ao reforço do pessoal”, lê-se no comunicado.
Tendo em conta as características das instalações e a possibilidade técnica de instituir circuitos que garantam o isolamento dos utentes infetados, estes permanecerão no edifício, que será objeto de desinfeção agendada para este sábado.
A direção técnica da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria está a proceder ao contacto com as famílias de todos os utentes, com o intuito de manter os familiares devidamente informados.
A autoridade local de saúde pública encontra-se também a proceder ao rastreio de casos junto de coabitantes dos funcionários infetados por covid-19, de acordo com os procedimentos gerais instituídos, que envolvem o isolamento profilático e o rastreio para deteção do novo coronavírus.
“Relativamente ao foco verificado na Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, não existe qualquer informação a acrescentar às informações anteriormente veiculadas, estando prevista a realização do rastreio de alunos na próxima segunda-feira, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere”, refere ainda a nota.

-
Agendahá 1 dia
Animação na Praia da Vieira começa com sardinhada este sábado
-
Sociedadehá 2 dias
Tribunal de Leiria condena 17 pessoas por tráfico de droga
-
Culturahá 1 dia
“A Profeta” é o terceiro livro da escritora leirense Maria Francisca Gama
-
Agendahá 1 dia
Stereossauro e Bicho Carpinteiro confirmados no POPular Inatel em São Pedro de Moel