Ligue-se a nós

Sociedade

Leiria adere a programa para vacinação nas farmácias contra a gripe

A medida pretende descongestionar as extensões e centros de saúde.

Publicado

em

Por

Seringa
Foto: Seringa / Pixabay

A Câmara de Leiria aderiu ao programa “Vacinação SNS Local”, para permitir a vacinação contra a gripe em farmácias por parte cinco mil munícipes, possibilitando descongestionar extensões e centros de saúde, disse hoje a vereadora Ana Esperança.

Segundo Ana Esperança, que tem o pelouro da Saúde, se se atingir aquele número de utentes, a iniciativa “poderá ser alargada a mais pessoas caso haja necessidade”.

“É uma iniciativa para descongestionar as extensões e centros de saúde, mais uma ajuda”, declarou a vereadora.

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, esta medida visa “salvaguardar e acautelar a saúde da população, minimizando o risco de novas linhas de contágio face à evolução da situação epidemiológica provocada pela pandemia por covid-19”.

“Encontram-se abrangidos por este protocolo os munícipes inscritos nos centros de saúde do concelho de Leiria, com idade igual ou superior a 65 anos, aos quais seja administrada vacinação gratuita contra a gripe sazonal, em farmácias do concelho de Leiria que reúnam as condições para a prestação do serviço de administração de vacinas”, adianta a nota.

Os beneficiários têm o direito à livre escolha das farmácias abrangidas e são identificados pelo número de identificação do Serviço Nacional de Saúde, acrescenta o documento.

A iniciativa resulta de um protocolo entre o município e a Associação Dignitude. Esta é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, lê-se no seu sítio na internet.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES