Ligue-se a nós

Sociedade

Leiria aposta em ciclovias

No Polis, inaugurado em 2004, vai ser melhorada a sinalização e melhorada a iluminação de todo o trajeto.

Publicado

em

Ciclovia Bicicleta
Foto: Pixabay

O centro da cidade de Leiria vai ter uma rede de ciclovias, com cerca de cinco quilómetros, que vão ligar o Estádio Municipal e o Hospital Santo André e à Marquês de Pombal e Nossa Senhora de Fátima, anunciou o vereador Ricardo Santos, da Câmara Municipal de Leiria, esta sexta-feira, em direto no Facebook do Município de Leiria.

Realçando o património cultural, Ricardo Santos lembrou que o achado arqueológico encontrado na encosta do castelo, “um muro debaixo da atual muralha,” tem condicionado o ritmo das obras dos dois elevadores mecânicos, preparados para levar ao castelo pessoas com mobilidade reduzida a partir do largo da Sé e da avenida 25 de Abril, apesar de “a obra estar concluída até ao final do ano.”

“Projetos de grande impacto para o futuro do concelho,” podia ler-se na mensagem no Facebook do Município. Com um custo previsto de 1,8 milhões de euros, a Igreja da Pena no Castelo, tem a reabertura marcada para meados de janeiro de 2021, avançou Ricardo Santos. Já o melhoramento do largo da Sé, e a requalificação do largo de São Pedro, que deverá ter um custo de 700 mil euros deverá terminar ainda este ano. Obras que deverão “melhorar o acesso ao castelo”, sublinhou o vereador.

Obras na Vila Portela avançam em setembro

Na sua intervenção de 46 minutos, que terminou com respostas às perguntas dos internautas, Ricardo Santos, afirmou que a requalificação da Vila Portela que, “vai ser adaptado e reconvertido o espaço exterior, e o edifício vai ser um equipamento público cultural, convertido num centro de arte contemporânea.”

O futuro “Centro de Artes Vila Portela” vai receber estudos criativos e educação, design do produto industrial, espaço para eventos e para crianças, e um centro de documentação com uma sala de leitura e de consulta.

Segundo avançou aquele responsável, “a obra na Vila Portela, que vai ter também um auditório ao ar livre, deverá iniciar no próximo mês de setembro, com um custo de, 2,9 milhões de euros e um prazo de execução de cerca de ano e meio.”

Avenidas com metas ambientais e ciclovias ligam Polis

“Com o objetivo de assegurar a qualidade do ambiente urbano e tornar estas avenidas, e ruas acessórias, mais acessíveis para peões e condutores,” Ricardo Santos lembrou ainda que “é uma intervenção de alguma complexidade,” nas avenidas General Umberto Delgado e Nossa Senhora de Fátima.

“Pretende-se que estas melhorias contribuam para atingir as metas ambientais definidas para Leiria, através de algumas medidas de mitigação de emissão de dióxido de carbono”, sublinhou o autarca.

Esta intervenção irá ter ligação ao sistema ecológico do Polis, através da ciclovia, e a ligação pedonal entre as duas avenidas com a construção de uma escadaria. “Vão também ser instalados sensores de estacionamento em vários pontos da cidade, que permite através de uma aplicação no telemóvel, saber em tempo real qual a disponibilidade dos lugares de estacionamento, e vão ser aumentados os lugares para pessoas com mobilidade condicionada”, anunciou o vereador das Obras Municipais.

Rede de abastecimento da cidade com intervenção de fundo

“Vamos fazer uma intervenção de fundo das redes de águas de abastecimento e pluviais, implementar algumas ilhas ecológicas por contentorização subterrânea,” obra que tinham início previsto em 2020, refere Ricardo Santos.

Iniciados em janeiro, os trabalhos de infraestruturas enterradas na Avenida Marquês de Pombal e Nossa Senhora de Fátima, estão praticamente terminados. Aquelas avenidas, vão ter iluminação led, de baixo consumo e com boa restituição de cor para conforto do peão, um pouco por todos os arruamentos.

A instalação da via “Kiss and Ride,” (via que permite aos condutores deixar os alunos na escola de forma segura e rápida) junto ao Jardim Escola João de Deus, vai facilitar a travessia das crianças naquela zona da avenida, e evitar que os pais atravessem a estrada para deixar os filhos na escola. Uma obra com final previsto para 2021, anunciou o vereador.

 

Cidade vai ter mais ciclovias e Polis reabre em outubro

Já perto do final do direto, sobre o centro da cidade, Ricardo Santos afirmou que, “a Avenida Heróis de Angola, rotunda do estádio, Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, Rua de Santo André. Rua Paulo VI, Rua de Tomar e Ponte Hintze Ribeiro, vão ser repavimentadas. Vai ser implementada uma rede de ciclovias no centro da cidade, com cerca de cinco quilómetros, que vão ligar o estádio municipal e o hospital Santo André e à Marquês de Pombal e Nossa Senhora de Fátima.

Já sobre o Polis, o autarca informou que a obra, iniciada em janeiro deste ano, a requalificação do percurso, entre o pavilhão da Juve e a Ponte Hintze Ribeiro, junto ao antigo edifício da EDP, consiste no alargamento e separação da via ciclável e pedonal, que no futuro vai ter duas cores diferentes, consoante a sua função.

No Polis, inaugurado em 2004, vai ser melhorada a sinalização e melhorada a iluminação de todo o trajeto. Uma obra que vai custar de 850 mil euros, e com final previsto para a primeira semana de outubro. O Polis 2, entre a Vala Real e a Ponte das Mestras, vai ter ligação ao futuro parque verde da Quinta da Malta.

Sobre outros pontos do concelho, o vereador disse ainda que, “foi recentemente terminada uma ciclovia na variante da Caranguejeira, está em fase de projeto uma ciclovia partilhada, com passeios, entre as Cortes e a entrada da cidade de Leiria, e em fase de conclusão a ciclovia que liga Monte Redondo e a Aroeira, ao longo da Estrada 109-9.

Mercado Municipal terá centro de negócios e artérias melhoradas

“Um centro dinamizador e atrativo.” A obra no mercado municipal de Leiria, iniciada em abril de 2019, permitirá enquadrá-lo no tecido urbano e comercial da cidade e pretende concentrar todos os operadores do mercado. O piso superior vai ter uma área de criação de Start Ups. “É um equipamento importante para a estratégia comercial da nossa cidade” referiu Ricardo Santos.

Para o responsável pelo pelouro, “não havendo nenhum contratempo, a obra vai estar pronta no 1º trimestre de 2021 e tem um custo de cerca de 3,5 milhões de euros.”

Iniciada em novembro de 2019, a rotunda junto à ETAR das Olhalvas e melhoria do pavimento desde a rotunda D. Dinis até à rotunda do hospital, em fase de conclusão, considerada por Ricardo Santos “uma avenida estratégica e por onde circulam os veículos de emergência para o hospital.

Também entre a rua Dr. João Soares e a Afonso Lopes Vieira, vai ser construída uma rotunda, com vista a facilitar o transito, numa zona onde existem vários estabelecimentos escolares. Melhorias anunciadas para o final de setembro, com um orçamento de 380 mil euros.

Pavilhão Inclusivo das Cortes concluído no verão de 2021

Sobre as infraestruturas desportivas, o vereador referiu que o “Pavilhão Inclusivo das Cortes, o primeiro do país, que vai permitir a prática desportiva polivalente e andebol e basquetebol em cadeira de rodas, atualmente construção, deverá estar concluído no verão de 2021, e custar 2, 14 milhões de euros.

Já no estádio municipal, procedeu-se à instalação de um novo “Vídeo Screen,” mudado o sistema de som do estádio, e a pista de atletismo está a ser substituída.

Centro escolar dos Marrazes vai a concurso

Nas intervenções na área da educação, que se irão prolongar durante o verão, o edil lembrou ainda sobre a construção do centro escolar dos Marrazes que, “depois da situação litigiosa com o empreiteiro, o projeto anterior foi reavaliado, e introduzidas algumas valências.

O projeto foi entregue no município, encontra-se ainda em fase de revisão e o concurso será retomado nos próximos dois meses.” Com um custo estimado em 350 mil euros, serão também levados a cabo, durante as férias escolares, alguns trabalhos de remoção de coberturas em amianto em várias escolas do concelho, anunciou o responsável camarário.

Já a terminar o direto, Ricardo Santos afirmou que, “estamos com intervenções em todas as freguesias do concelho. Somos o concelho do país que mais investimento tem feito no prolongamento das redes de saneamento.”

Com a rede bem acima dos 90%, a meta estabelecida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) para o corrente ano, situação descrita pelo vereador, responsável também, pela coordenação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS).

Sou o Pedro Carvalheiro, natural de Leiria. Gosto de escrever e fotografar. Sou licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia pela Escola Superior de Educação e Ciencias Socias de Leiria, terminado em 2015. No ano seguinte especializei-me em Comunicação Acessível.

Autárquicas 2021há 12 minutos

“Voto é vacina da democracia” – Gonçalo Lopes

Sol Mulher
Sociedadehá 3 horas

Caldas da Rainha também se vai manifestar pelo clima

Batalha
Sociedadehá 9 horas

PSD Batalha questiona origem do dinheiro da campanha de Raul Castro

Foto: Polícia
Sociedadehá 1 dia

Detidos os restantes autores do rapto de uma criança sujeita a tentativa de abuso sexual

Autárquicas 2021há 1 dia

Sérgio Silva acusa Câmara de Leiria de ser conivente com poluição

Chuva
Sociedadehá 1 dia

Chuva e trovoada deixam Leiria em alerta amarelo na quinta-feira

Autárquicas 2021há 2 dias

PAN defende hospital veterinário municipal a preços acessíveis

Autárquicas 2021há 2 dias

Chega quer construir estação de armazenamento de efluentes suinícolas com urgência em Leiria

Filme The Card Counter
Cinemahá 2 dias

Redenção e Vingança – The Card Counter

Autárquicas 2021há 3 dias

Gonçalo Lopes quer cultura como fator de desenvolvimento em Leiria no pós-pandemia

Mural das Reclamaçõeshá 3 dias

Bebedouro a verter água no Skatepark em Leiria

Vista para o Castelo de Leiria
Sociedadehá 3 dias

Castelo de Leiria vai ficar iluminado de vermelho

Teatro José Lúcio da Silva interior
Culturahá 3 dias

Salas de espetáculos de Leiria aderem ao IVAucher

Autárquicas 2021há 3 dias

Candidato da CDU critica gestão municipal “autocrática e absolutista” de Leiria

Autárquicas 2021há 3 dias

Bloco de Esquerda promete “oferecer um futuro mais sustentável para todos” em Leiria

Sociedadehá 3 dias

PSP detém homem e mulher por tentativa de furto de catalisador

Desportohá 3 dias

“Jogo do Pau” quer chegar a Leiria

Desportohá 5 dias

Ciclista João Almeida vence Volta ao Luxemburgo

Autárquicas 2021há 5 dias

Álvaro Madureira promete criar creches e apoiar jovens casais

Maca Covid-19
Sociedadehá 5 dias

Centro Hospitalar de Leiria vai pagar acima do mercado a médicos generalistas

Bem Estarhá 2 meses

O Lidl mais bonito do mundo fica no distrito de Leiria

Bola Futebol Estádio
Sociedadehá 3 meses

Jovem de 12 anos morre em jogo de futebol vítima de paragem cardiorrespiratória em Leiria

Criança mão
Sociedadehá 1 ano

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Rei dos Frangos Take-Away
Sociedadehá 3 meses

Churrasqueira de Leiria esclarece que não é “esse Rei dos Frangos” e nem percebe de ações”

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 2 anos

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

BMW
Sociedadehá 6 meses

GNR nega que tenha um BMW M3 descaracterizado para patrulhar Leiria

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 1 ano

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

Av. Heróis de Angola, Leiria
Sociedadehá 2 meses

Nove concelhos do distrito de Leiria com limitação de circulação a partir das 23h00

Autárquicas 2021há 3 meses

Chega candidata Sara Santos à Câmara da Batalha para “pôr fim aos obstáculos”

Praia Fluvial Agroal
Sociedadehá 1 ano

Praia Fluvial do Agroal reabre dia 1 de julho com lotação máxima de 200 pessoas

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 2 anos

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Filme Druk
Cinemahá 9 meses

Druk – Another Round – A medida ideal

Praia Nazaré Covid-19
Sociedadehá 5 meses

Através do telemóvel vai conseguir reservar um lugar na praia

Buscas S. Pedro Moel
Sociedadehá 2 anos

Encontrado corpo de pescador desaparecido em São Pedro de Moel

Violência Doméstica Mulher
Sociedadehá 11 meses

Homem de 41 anos detido por violência doméstica em Leiria

Plantar
Sociedadehá 6 meses

Quer plantar uma árvore no seu jardim? O Município de Leiria oferece

Praia Vale Furado
Sociedadehá 1 ano

Vale Furado: O sossego fica a dez quilómetros da Nazaré

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 2 anos

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

Farmácia
Sociedadehá 2 meses

Concelho de Leiria já tem farmácias com testes covid-19 gratuitos

Filme
Cinemahá 4 meses

Vingança em ação – Um Homem Furioso

POPULARES