Desporto
Leiria candidata-se a Cidade Europeia do Desporto 2022
A entrega da primeira fase da candidatura acontece esta quarta-feira, dia 19, às 21h00, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

Leiria vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto em 2022 porque “respira desporto”, diz o vereador com este pelouro no município, realçando os níveis de atividade física e desportiva no concelho, “ímpares na realidade nacional”.
Na quarta-feira, a cidade lança a candidatura, sob o lema “Leiria é de todos e para todos”, suportada na ideia de que “a atividade física é um eixo prioritário da intervenção municipal desde há largos anos”, explica à agência Lusa Carlos Palheira.
“O desporto tem hoje uma grande expressão no nosso território. Leiria acredita nos valores intrínsecos do desporto e que estes ajudam a criar uma sociedade cada vez melhor. Enfim, Leiria respira desporto”, realça o vereador.
Ser Capital Europeia do Desporto ajudará Leiria a aumentar a “notoriedade e visibilidade em termos nacionais e internacionais” e “projetará tudo o que de bom faz na área do desporto”.
“Estamos a capacitar o concelho com um conjunto de infraestruturas que vão melhorar e aumentar as possibilidades de prática desportiva formal e informal”, frisa Carlos Palheira.
A nível associativo, a atribuição do título em 2022 pode configurar “uma grande oportunidade para mostrar tudo o que de bom se faz cá”.
Segundo o vereador, os principais argumentos da candidatura de Leiria são “o aumento dos níveis de prática da atividade física e desportiva”, sobretudo nas áreas do “desporto para todos e desporto informal”.
Na quarta-feira, a cidade lança publicamente a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2022, com o lançamento do questionário de candidatura, que será apresentada posteriormente.
A cerimónia inclui uma festa envolvendo o associativismo desportivo da cidade, simbolicamente incluída na corrida e caminhada semanal “Brisas do Lis Night Run”, que arrancou em 2013.
