Ligue-se a nós

Sociedade

Leiria é o 12º município melhor para viver, fazer negócios e turismo

Em 2014, o município de Leiria ocupava a posição 7. Em 2021, desceu para 12º.

Publicado

em

Por

Leiria
Foto: Vista de Leiria a partir do Castelo / NL

O município de Leiria foi classificado na 12ª posição geral do ranking dos melhores municípios para viver, para visitar e para fazer negócios, numa subida de seis posições, segundo a consultora Bloom Consulting.

A 12ª posição geral resulta da ponderação de outros três rankings sobre o município: negócios (9ª posição), visitar (29ª) e viver (7ª).

Em dois anos, já que em 2020 a consultora não avançou com o estudo devido à pandemia, Leiria passou de 18º lugar para 12º no ranking geral. Contudo, em 2014, o município leiriense aparecia em 7º lugar.

No ano de 2015, Leiria foi considerado o 8º melhor município para viver, visitar e fazer negócios. Em 2016 desceu para 12º, em 2017 o 15º e em 2018 ficou em 18º lugar.

Lisboa e Porto lideram o ‘ranking’ geral dos melhores concelhos para viver.

A consultora elabora anualmente este Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, um estudo sem “qualquer variável qualitativa ou de opinião”, baseando-se “exclusivamente” em dados quantitativos (estatísticas oficiais, pesquisas ‘online’, ‘performance’ de páginas na Internet e redes sociais das autarquias) “que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses”.

A metodologia usada para o estudo analisa o desempenho das estratégias de marca dos 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo, Negócios e Talento. Para tal são usadas três variáveis distintas. A primeira prende-se com Dados Estatísticos, em que são recolhidas e analisadas todas as estatísticas relevantes para cada uma das áreas sobre todos os municípios. A segunda variável depende de uma ferramenta própria da Bloom Consulting chamada Digital Demand – D2© que mede todas as pesquisas online realizadas nos principais motores de busca sobre cada município. Por fim, é medido o Desempenho Online de todas as plataformas e redes sociais dos municípios, explica a consultora com sede em Lisboa.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES