Ligue-se a nós

Sociedade

Leiria Natal 2021 quer atrair visitantes e potenciar comércio local

O Pai Natal chegou este sábado à Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

Publicado

em

Foto: Praça Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa) iluminada, em Leiria / NL

“Olá Leiria!”, disse o Pai Natal nesta tarde fria de sábado, à chegada à Casa do Pai Natal, na Praça Rodrigues Lobo, cheia e com muitas crianças acompanhadas dos pais.

Desceu do telhado de um prédio da praça, pendurado numa grua alta, no segundo momento que marcou o início do “Leiria Natal 2021,” inaugurado ao fim da tarde de sexta-feira.  

Chegada do Pai Natal à Praça Rodrigues Lobo, em Leiria / NL

Pouco antes, no “Jardim Solidário” no Jardim Luís de Camões, Domingues António, de 55 anos, professor e chefe do grupo 274 dos escuteiros de Leiria, lamentou ao Notícias de Leiria que “o “Leiria Natal 2021” nasceu em tempo de covid.

“No nosso caso, o objetivo dos escuteiros é angariação de fundos e divulgação, mas o programa deste ano é bastante interessante”, avançou o professor.  

Para Gisele Silva, de 35 anos, brasileira, a viver em Leiria há três anos, “depois tudo o que passámos, agora é o recomeço, mas as expetativas não são muito boas devido ao aumento do covid-19.

“O programa do Leiria Natal é interessante porque proporciona o passeio em família e a convivência das crianças. É essa a magia”, avançou Gisele Silva, com o filho de cinco anos, dentro da tenda, montada no centro da Praça Rodrigues Lobo.  

“Vai ser uma situação mais reservada. As pessoas estavam na perspetiva que já tivéssemos imunidade de grupo, mas poderá não acontecer.” Ali perto, Luís Duarte, de 49 anos, funcionário público, natural da Figueira da Foz, a viver em Leiria há 14 anos, avançou que “vai ser uma época festiva um bocado reservada. A Câmara e o executivo têm-se empenhado na elaboração dos festejos” sublinhou.  

“Mais cedo ou mais tarde as pessoas vão deixar de sair à rua novamente,” avisou José Reis, de 31 anos, a trabalhar num bar na Rodrigues Lobo.

“O que se passa aqui à volta não interfere muito connosco porque trabalhamos de noite. De dia as pessoas veem beber o café e comer o seu lanche e enchem muito mais a cidade de Leiria. Já sobre o programa Leiria Natal o barman avançou que “não conheço o programa, não sei o que se passa aqui à volta.”      

“O município está de parabéns.” 

“Está a começar muito devagar. Temos esperança que este ano seja melhor, porque o ano passado não houve grandes atividades na cidade,” registou, Andreia Faustino, de 42 anos, proprietária de uma mercearia. Engenheira do ambiente de profissão, a lojista disse ao Notícias de Leiria que o município está de parabéns e que nos outros anos, quando a pista de gelo estava no Mercado Santana, havia muito mais pessoas. Tem de se começar devagarinho”, lamentou.  

Leiria, Amor e Natal  

Renas, palhaços, anões, andarilhos e músicos circulam pela praça, entre os curiosos que tiravam selfies e batiam palmas ao Pai Natal. O pequeno carrocel junto à fonte luminosa, enchia-se de crianças, já de noite, num jogo de luze artificial.

“Vem Viver a Magia” é o lema de um cartaz do Leiria Natal deste ano, com final marcado para 6 de janeiro de 2022, exposto no Largo do Papa, junto à pista de gelo. Leiria, Amor e Natal, liam-se em letras grandes e luminosas nos três bancos balancé, colocados junto à Fonte Luminosa e no Luís de Camões, com passagem pelo túnel de luz e Jardim Solidário.  

Comboio de Carril é novidade 

Segundo a informação no site visiteleiria.pt, o Leiria Natal este ano vai “desembrulhar um programa extraordinário para todas as idades, mas muito especial para os mais novos.”

Este ano o programa tem o objetivo de atrair visitantes e potenciar o comércio local.  

A realizar no coração da cidade, a agenda conta ainda com as principais atrações, o Recreio dos Duentes e a Pista de Gelo no Largo do Papa Paulo VI. Já o palco no Mercado Santana vai receber espetáculos de teatro e musicais.

O Largo Goa Damão e Diu fica com o carrocel e o streetfood. Já o Castelo de Leiria será a figura central da iluminação e animação de Natal para as crianças. A novidade deste ano será o Comboio de Carril no Jardim Luís de Camões.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES