Sociedade
Leiria reforça medidas de apoio à população e economia
A Câmara Municipal de Leiria vai ainda reforçar as campanhas de sensibilização à população com o objetivo de conter os efeitos causados pela pandemia.

O Município de Leiria anunciou esta quinta-feira, um dia antes do país entrar em novo confinamento, o reforço das medidas de apoio à população e empresas da região de Leiria.
As medidas foram explicadas à população através de uma transmissão em vídeo, no Facebook, pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
A Câmara vai apoiar a famílias residentes no concelho, em situação de carência económica, vai reativar o serviço de apoio a população idosa, doentes crónicos e famílias em situação de isolamento, através da entrega de alimentos, refeições e medicamentos.
A iniciativa “Terra Alimenta Leiria + Solidário” será relançada com o objetivo de diminuir o desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuir de alimentos, fazendo chegar esses produtos a quem mais necessita.
Vão também voltar as entregas gratuitas na loja online do Mercado Municipal de Leiria.
Para além destas medidas, faz saber o Município, manter o apoio à área dedicada às doenças respiratórias e à estrutura de retaguarda para doentes covid-19 positivos sem necessidade de internamento hospitalar. Ainda no âmbito deste pacote de medidas, serão disponibilizados testes à covid-19 nas instituições, em especial estruturas residenciais de idosos e estabelecimentos de ensino, está prevista a criação de uma equipa para realizar inquéritos de rastreio a casos positivos, e vai ser reforçado o apoio ao associativismo enquadrado no Pro Leiria, nomeadamente através de apoio extraordinário às despesas correntes.
Será ainda retomado o fornecimento de material de proteção individual, como máscaras, álcool-gel e dispensadores, luvas e batas aos bombeiros, forças de segurança e trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Para as empresas e comerciantes, estão a decorrer até ao dia 31 de janeiro as candidaturas ao Fundo de Emergência de Apoio Comercial e Empresarial, e já está a ser pensado o lançamento da segunda fase com inclusão de empresas de atividades turísticas e culturais.
Vai ser implementada uma campanha, em parceria com a Acilis, de vouchers de compra antecipada para apoio às áreas comerciais mais atingidas pela crise e vai ser reforçada a linha de apoio a empresas, com atualização permanente no site Leiria Regressa.
O programa contempla também a reavaliação de todos os contratos de arrendamento habitacional dos imóveis propriedade do município, ajustando as rendas aos rendimentos dos agregados familiares, isenção do pagamento das tarifas fixas de saneamento e resíduos sólidos urbanos a empresas e comércio obrigados a encerrar, isenção às IPSS, Bombeiros e associações culturais e desportivas, do pagamento das faturas de água e saneamento, e possibilidade de pagamento em prestações da fatura da água a famílias em dificuldades financeiras.
As feiras de Leiria e Praia do Pedrógão, o mercado de levante, velharias e artesanato, não se vão realizar. Assim como a Feira de Leiria (antiga Feira de Maio), realizada no mês de maio e que já em 2020 também não se realizou, não irá acontecer, explicou Gonçalo Lopes na transmissão em vídeo.
“Porque o bem-estar e a qualidade de vida dos leirienses são a prioridade”, a Câmara Municipal de Leiria vai iniciar aulas de desporto virtuais e realizar webinars. Vão ainda existir ofertas culturais online, com recurso à contratualização de artistas locais e do meio criativo regional.
