Cultura
Leiria regressa ao ano de 1437 em julho
A organização opta por não anunciar horários nem locais, de modo a não contribuir para ajuntamentos de pessoas.

O Município de Leiria vai promover nos dias 18, 19, 25 e 26 de julho a iniciativa “Leiria 1437”, em substituição do Leiria Medieval que foi este ano cancelado devido à pandemia da covid-19.
Segundo uma nota do município, assim será possível “apoiar financeiramente os profissionais da cultura que colaboram regularmente na recriação histórica”.
Nestes quatro dias, a programação será assegurada pelos grupos Marimbondo, Tentart, Boca de Cão, Thorsten, Lega Senso, Te-Ato, O Nariz, O Gato, Manipulartes, Teatro ApolloSport Operário Marinhense, Sport Império Marinhense, CaosArte, Teatro AlguidarEspada Lusitana, Tocándar, Lôa Trovadoresca, Encerrado para Obras e Porta da Traição.
A organização opta por não anunciar horários nem locais, de modo a não contribuir para ajuntamentos de pessoas, optando-se por um registo que surpreenderá os utilizadores do espaço público.
Quanto ao tema, em 1437 o país tem fome. “As más colheitas, o despovoamento dos campos e as dificuldades crescentes de importação de cereais, levam, mais uma vez, ao desespero”.
“A memória da grande e devastadora primeira vaga de Peste Bubónica que nos atormentou em 1348 e 1350, tinha deixado práticas de defesa que se vulgarizaram com efeitos relativamente positivos nos seus múltiplos recrudescimentos até ao século XIX.
Mas, apesar de tudo, continuava-se a viver. As pessoas continuavam a gostar de estar juntas. Continuavam a comer e a beber, a trabalhar e a divertir-se, a dormir e a acordar, a amarem-se e a detestarem-se na esperança sempre de chegar ao outro dia e começar tudo de novo”.
O evento “Leiria 1437” vai ter ainda uma campanha de sensibilização para o uso de máscara, a higienização e o distanciamento social.
Em 2021, Leiria Medieval regressará com enfoque nas Cortes de 1438.

-
Agendahá 3 dias
Animação na Praia da Vieira começa com sardinhada este sábado
-
Culturahá 3 dias
“A Profeta” é o terceiro livro da escritora leirense Maria Francisca Gama
-
Agendahá 3 dias
Stereossauro e Bicho Carpinteiro confirmados no POPular Inatel em São Pedro de Moel
-
Sociedadehá 23 horas
Grupo de médicos internos manifesta-se contra novas vagas em Leiria esta quinta-feira