Sociedade
Leiria tem quase 40 freguesias prioritárias para limpeza de terrenos
No país, são 1114 freguesias com risco elevado de incêndio e que são prioritárias para ações de limpeza.

(Atualizada às 12h43)
O distrito de Leiria tem 35 freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para a limpeza de combustível. Só o concelho de Ourém, no distrito de Santarém, totaliza uma dezena.
O Governo divulgou, esta quarta-feira, a lista das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.
O despacho – assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e publicado em Diário da República – define também os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.
O número de freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais é idêntico a 2019, deixando de existir este ano os dois níveis de intervenção.
“Considerou-se adequado identificar apenas uma classe de prioridade, atualizando-se a informação de base territorial” e integrar “a circulação rodoviária em segurança em regiões afetadas por grandes incêndios”, refere o despacho, que entra hoje em vigor.
Freguesias prioritárias com risco elevado de incêndio florestal no distrito de Leiria:
Alcobaça: Aljubarrota, Benedita, Évora de Alcobaça e Turquel
Alvaiázere: Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Dona Maria e Pelmá.
Ansião: Alvorge e Pousaflores.
Batalha: Reguengo do Fetal.
Castanheira de Pera: União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral.
Figueiró dos Vinhos: Aguda, Arega, Campelo e União das Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas.
Leiria: Arrabal, Caranguejeira, União das Freguesias de Colmeias e Memória e União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.
Óbidos: Vau.
Pedrógão Grande: Graça, Pedrógão Grande e Vila Facaia.
Pombal: Abiul, Carnide, Redinha, União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
Porto de Mós: Alqueidão da Serra, Mira de Aire, São Bento, Serro Ventoso, União das Freguesias de Alvados e Alcaria e União das Freguesias de Arrimal e Mendiga.
Freguesias prioritárias com risco elevado de incêndio florestal no concelho de Ourém (distrito de Santarém):
Ourém: Atouguia, Caxarias, Espite, União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio, Formigais, União das Freguesias de Gondemaria e Olival, União das Freguesias de Matas e Cercal, União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos e Urqueira.
