Ligue-se a nós

Desporto

Leiria vai caminhar para sensibilizar para a hipertensão pulmonar

Considerada uma “doença-zebra” do ponto de vista médico, a Hipertensão Pulmonar é incurável e raramente diagnosticada numa fase precoce.

Publicado

em

Por

Foto: As inscrição revertem para a Associação / DR

A Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai organizar uma caminhada/corrida solidária para doentes, cuidadores e população em geral, no dia 20 de novembro, em Leiria.

A iniciativa pretende apelar para a necessidade de se reconhecerem os sintomas desta patologia de difícil diagnóstico e para a urgência de ter o estatuto de doença crónica, de forma a melhorar a qualidade de vida de todos os portugueses que vivem com hipertensão pulmonar (HP).

Considerada uma “doença-zebra” do ponto de vista médico, a HP é incurável e raramente diagnosticada numa fase precoce, devido à pouca sensibilização da população e pelo facto dos seus sintomas serem comuns a muitas outras doenças de origem pulmonar, neurológica e cardiovascular.

Segundo a Associação, estima-se que em Portugal existam cerca de 300 pessoas diagnosticadas com HP, mas os especialistas acreditam que há muitas mais por diagnosticar.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o seu parceiro oficial, a Damistore.

A caminhada/corrida terá início pelas 15h00, com partida no Jardim da Almuinha Grande, em Leiria.

As inscrições terão o valor de 5 euros que revertem inteiramente para a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar. Podem ser feitas por telefone (914 629 053) ou por e-mail para associacaohipertensaopulmonar@gmail.com.


Sobre a Hipertensão Pulmonar

É uma doença rara, progressiva e altamente incapacitante que é muito difícil de
diagnosticar. Os sintomas mais comuns são cansaço e a falta de ar em tarefas normais, como fazer a cama, lavar os dentes ou pentear-se. A dor no peito e o inchaço nas pernas são outros dos sintomas mais comuns.

A doença caracteriza-se pela hipertensão, ou pressão elevada nos vasos que transportam o sangue do coração para os pulmões. Consequentemente, o lado direito do coração necessita de trabalhar mais para conseguir bombear o sangue através das artérias pulmonares.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES